Como escolher a melhor hospedagem de sites
Agora que você decidiu investir em Website moderno, atrativo e responsivo, chegou a hora de dar início ao trabalho e escolher a melhor hospedagem de sites para o seu projeto.
Dentre tantas opções disponíveis no mercado, se você não é familiarizado com a área, é fácil se confundir com nomenclaturas como: hospedagem compartilhada, dedicada, VPS, armazenamento de disco, tráfego mensal e etc.
Nosso objetivo com esse post é ajuda-lo a escolher a melhor hospedagem para o seu negócio, ajudando-o a avaliar quais das opções disponíveis no mercado atenderão às necessidades do seu projeto.
Em primeiro lugar, vamos diferenciar os tipos de hospedagens mais comuns:
Hospedagem compartilhada
Imagine um HD com diversas pastas. É exatamente assim, cada usuário compartilha do mesmo HD ( ou servidor ), porém tem acesso somente a pasta que lhe diz respeito. Esta opção, geralmente é a melhor quando se trata de um projeto pequeno, para profissionais autônomos e microempresas. É tipo de hospedagem ideal para quem vai dar o primeiro passo e colocar o primeiro site na web.
Principais Vantagens:
Baixo custo: Ao contratar este serviço, você pagará um valor baixo comparado aos outros tipos de hospedagem e terá uma equipe de suporte disponível para auxiliá-lo.
Suporte: Falando em suporte, as principais provedoras de hospedagem no Brasil disponibilizam um 0800, chat ou mesmo e-mails de suporte onde você pode sanar dúvidas e resolver problemas através da abertura de chamados. Se você contratou uma empresa de criação de sites, ela poderá entrar em contato com o suporte por você para resolver possíveis problemas.
Desvantagens:
A principal desvantagem da contratação deste tipo de serviço, é o compartilhamento de recursos do servidor com outros usuários. Não estamos falando de segurança, uma vez que mesmo a hospedagem compartilhada, garante o sigilo dos dados de cada contratante. O problema aqui é que você nunca sabe quando um usuário instala uma aplicação que pode extrapolar a capacidade de processamento do servidor, prejudicando os demais usuários. Isso pode ocasionar lentidão e até mesmo queda do serviço. Ainda assim, existem bons provedores de hospedagem que oferecem uma camada a mais de segurança, limitando as aplicações que podem ser instaladas neste tipo de hospedagem.
Veja algumas opções de planos aqui
Hospedagem dedicada:
Aqui você tem um HD todinho para você. Ou melhor, um servidor. Este tipo de hospedagem é recomendada para sites que possuem uma grande quantidade de tráfego de dados, muitos acessos simultâneos ou aplicações que necessitam de uma grande capacidade de processamento. Você poderá optar por diversas configurações como memória, espaço em disco, sistema operacional, etc…
Principais Vantagens:
O próprio nome já diz. É um servidor seu, onde você terá controle total sobre suas aplicações e uso de recursos. Aqui você não correrá o risco de ter seu site prejudicado por outros usuários como na hospedagem compartilhada.
Desvantagens:
Alto custo: O custo de servidores dedicados costuma ser alto. O valor pode variar de R$ 400,00 a mais de R$ 2.000,00 mensais, dependendo dos recursos contratados.
Conhecimentos técnicos: Com um servidor dedicado, você será responsável por configurar e dar manutenção as suas aplicações. É necessário um bom conhecimento técnico para fazer a gestão deste tipo de hospedagem.
Hospedagem VPS:
A hospedagem VPS vem ganhando gosto dos usuários. Este tipo de hospedagem mescla as características da hospedagem dedicada, com o servidor compartilhado. Um servidor físico é dividido em vários servidores virtuais e, desta forma, não permite que outros usuários usufruam de uma capacidade de servidor maior que a contratada.
Principais Vantagens:
Custo acessível: Não é o tipo de hospedagem mais barata, entretanto não chega nem perto do custo de servidores dedicados. Existem planos bastante acessíveis no mercado e são apenas um pouco mais caros que as hospedagens compartilhadas comuns.
Escalabilidade: Nesta modalidade, o crescimento escalável é realizado de forma muito simples. Você pode facilmente aumentar a capacidade de processamento e espaço do seu servidor, conforme o aumento da sua demanda. Na maioria dos casos, sem necessidade de migração para outro servidor.
Desvantagens: É preciso ter bastante atenção ao realizar a contratação de uma hospedagem VPS, uma vez que, como comentado acima, tratam-se de servidores virtuais com recursos limitados. Atente-se para não contratar um servido VPS com recursos muito baixos, inferiores aos necessários para seu site ou aplicação. O preço razoavelmente baixo pode ser um atrativo, mas não deixe de conferir as especificações do servidor que você está contratando.
Lembre-se: Uma empresa especialista poderá ajuda-lo a decidir qual o melhor tipo de servidor para a sua hospedagem.
Veja algumas opções de planos aqui
Agora que você conhece os principais tipos de hospedagens, vamos falar um pouco sobre as variáveis disponibilizadas.
Armazenamento ou espaço em disco: Como em um HD, você tem um espaço em disco para armazenar suas informações. O espaço é variável conforme o tipo de servidor, podendo ser de 50 GB, 100 GB, 1 TB ou mesmo espaço ilimitado.
Sites: Dependendo do serviço contratado, você poderá hospedar um ou mesmo ilimitados sites no seu servidor.
Transferência/Tráfego Mensal: Algumas hospedagens podem limitar a transferência de dados do seu servidor. Ou seja, o quanto de consumo de dados você pode disponibilizar para seus usuários. Vamos dizer que você disponibiliza arquivos para download. A limitação de transferência refere-se a quantidade máxima de downloads realizados. O tráfego mensal é bastante semelhante, porém contabiliza a quantidade de usuários do seu site. Se a hospedagem que você for contratar possui alguma destas limitações, lembre-se de contratar um serviço com uma capacidade um pouco além da necessária hoje, já prevendo uma situação de crescimento, evitando a lentidão ou mesmo queda do serviço.
Servidores Windows ou Linux: Cada sistema operacional oferece compatibilidade com uso de tecnologias diferentes (PHP, ASP, ASP.NET) e também bancos de dados (MySQL, PstgreSQL, Oracle)..
CPANEL ou WHM: São diferentes tipos de painel de controle para que você faça a gestão da sua hospedagem. É através dele que você poderá incluir os arquivos do seu site, incluir novos sites, instalar aplicativos, configurar e-mails, dentre outros. Algumas hospedagens utilizam seu próprio painel visando simplificar o uso.
SSL: SSL ou HTTPS (Secure Socket Layer) é um protocolo de Segurança desenvolvido pela NetScape em 1994. Ele realiza a criptografia das informações que trafegam pela internet. Alguns serviços de hospedagem disponibilizam este protocolo de forma gratuita. Como falamos neste post, a partir de Julho de 2018, os sites que não possuem o protocolo de segurança, serão penalizados pelo Google. Por este motivo, recomendamos muito que você atualize seu site. Ou então, que seu próximo site já entre no ar com essa segurança extra.
Caso tenha ficado alguma dúvida sobre as diversas opções de hospedagens no mercado e qual a melhor hospedagem para o seu negócio, não deixe de consultar uma empresa especialista na criação de sites e marketing digital. Com certeza ela poderá auxiliá-lo.
Caso haja alguma dúvida, entre em contato conosco!