O e-mail Marketing é uma ferramenta ainda muito eficiente para gerar engajamento, mas as campanhas de e-mail precisam ser pensadas de forma estratégica para que os resultados sejam mais eficientes. Neste artigo nós separamos algumas dicas que podem te ajudar a conquistar o seu público através dos e-mails. Confira:
ESTRATÉGIAS DE E-MAIL MARKETING
Ao criar uma campanha de e-mail marketing, algumas ações devem ser consideradas para criar uma estratégia mais efetiva. Veja as nossas dicas:
- Escolha do assunto: o assunto do e-mail deve ser interessante e chamativo, funcionando como um atrativo para o leitor. Também é muito importante ficar atento ao número de caracteres do assunto, evitando que ele apareça “cortado” quando visualizado em dispositivos móveis. O ideal é que o assunto contenha entre 20 e 40 caracteres.
- Personalização: todos nós recebemos uma grande quantidade de e-mails diariamente, e a tendência é que os e-mails que parecem automatizados sejam ignorados. Por isso é importante trazer relevância e mostrar que a mensagem é importante para os usuários.
- Confira a gramática: Erros gramaticais prejudicam a credibilidade da informação, por isso é importante conferir algumas vezes se a mensagem está escrita corretamente. Peça auxílio para revisar estes textos antes de enviar.
- Utilize imagens: sempre combine os textos com imagens pertinentes. As imagens contribuem para a visualização do conteúdo, atraindo a atenção e transmitindo as informações principais. Utilizar imagens clicáveis é uma ótima estratégia, e lembre-se sempre de inserir imagens leves, que demoram menos tempo para carregar.
- Utilize ALT nas imagens: O ALT é uma descrição do que está acontecendo na imagem. Isso é importante porque permite que o conteúdo seja lido para deficientes visuais.
- Utilize CTA: o Call To Action é o principal ponto da campanha, pois é ele que vai direcionar o usuário para sua próxima ação. É importante inserir o CTA logo no início, evitando que o cliente em potencial tenha que ficar “rolando” a tela.
- Certifique-se que o HTML está responsivo: é preciso testar o e-mail em diferentes dispositivos e navegadores, observando como ele se comporta para ter a certeza de que o e-mail estará responsivo.
- Lista de contatos: ter cuidado com a lista de contatos é muito importante para manter a qualidade das suas campanhas. Listas compradas podem ser um grande problema, já que costumam ter muitos endereços inválidos que podem fazer com que os provedores te identifiquem como “spammer”, ou seja, que envia spam. Isso prejudica o nome e a credibilidade da empresa.
- Frequência de envios: o engajamento depende muito da frequência, mas uma frequência muito alta pode incomodar e causar um alto número de descadastramentos. Por outro lado, quando muito baixa, faz com que os clientes esqueçam da sua empresa. É preciso encontrar o equilíbrio de acordo com as características do seu negócio.
- Não insira anexos: os anexos aumentam as chances dos provedores identificarem o seu e-mail como Spam. Utilizar links no conteúdo do e-mail é mais efetivo e seguro.
- Diferentes tipos de e-mail: Fazer diferentes tipos de e-mail (newsletter, promocional, nutrição de leads), facilita a atratividade para diferentes momentos de compra.
Antes de iniciar os envios de e-mails, é importante definir os objetivos pretendidos com a campanha e pensar com cuidado no conteúdo que será enviado, focando nas necessidades e interesses dos seus possíveis clientes.
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