[Covid-19] Por que o investimento em marketing ainda é importante?
Dentro da realidade de uma empresa, existem algumas iniciativas que permanecem sendo fundamentais em qualquer situação, mesmo durante uma pandemia. É o caso do marketing e das estratégias comerciais como um todo.
De fato, mesmo que a produção ou prestação de serviço diminua consideravelmente durante períodos de grande crise, o simples fato de a marca continuar existindo já impõe a exigência de que ela continue se comunicando com o público.
Essa demanda por comunicação é, em si mesma, uma necessidade típico do setor de marketing. Lembrando que se o papel da publicidade é manter o foco nas ações propriamente comerciais, o foco do marketing é resguardar o valor da marca.
O que está em jogo não é apenas a receita e o faturamento, mas também a eficiência e a identidade da marca. Isso vale para um canal do YouTube sobre consultoria organizacional, tanto quanto para um indústria multinacional.
Uma gestão que também diz respeito a ações mais abrangentes como a do marketing é a do branding, que abrange desde aspectos visuais, como logotipos, até slogan e afins.
Além disso, em momentos de crise é preciso fazer estudos de mercado, compreender o posicionamento da concorrência e as mudanças de hábito do seu próprio público. E também esses esforços podem se relacionar com o marketing.
Tudo isso para não falar do óbvio: a empresa precisa continuar vendendo, tirando pedido, prestando serviço, fechando contratos e daí em diante. Nesse sentido, a grande palavra do momento é “adaptabilidade”.
Um ponto curioso é que, olhando para trás, não existe nenhuma pandemia das proporções do Covid-19, de modo que não existem modelos prontos nos quais se basear para uma retomada previsível e indolor.
Pelo contrário. Este se mostrou, disparado, o maior desafio das últimas décadas, se não for mesmo o maior em séculos. Um ponto consolador no meio disso tudo é que quando a crise se instaurou havia uma saída, aliás bem próxima do marketing: a esfera digital.
Certamente, se não fosse pela internet a crise teria sido muito pior, e vários serviços provavelmente teriam colapsado e deixado não apenas de atender seus clientes, mas deixado também de existir.
Neste sentido, o marketing digital não apenas ajudou a salvaguardar boa parte da economia, como acabou se intensificando, já que permite ao grande público fazer aquisições com mais segurança, tudo dentro dos protocolos sanitários de cada região.
Graças a isso, os segmentos e nichos mais diversificados conseguiram se adaptar. Até setores totalmente paralisados, como teatros, se adaptaram e passaram a fazer lives. Já marcas de consultoria ambiental SP passaram a ministrar cursos e workshops.
Então, se você quer compreender um pouco mais sobre por que o marketing continua sendo importante, e como ele pode mudar a história da sua própria empresa em um momento tão difícil, siga adiante na leitura.
Por dentro do marketing de relacionamento
Feitas as ressalvas sobre cada prejuízo financeiro e de saúde que a crise trouxe, é preciso reconhecer como ela se mostrou uma oportunidade corporativa para que as marcas se reinventassem.
De fato, em alguns casos essa oportunidade se mostrou apenas um desafio para que alguns fizessem aquilo que já deveriam estar fazendo. Ou seja, foi um modo de sacudir a poeira e tirar alguns projetos do papel.
Sabe aquela empresa de reciclagem que não tinha repaginado seu site, ou que nem sequer havia lançado sua plataforma digital ainda? Então, ela se viu em uma situação que teve de se adaptar às pressas, pois se tornou questão de, como se diz, “fazer ou falir”.
Este é um dos principais motivos por que o marketing continua fundamental: ele se revelou a grande linguagem por meio da qual as marcas conseguiram seguir adiante, criando maneiras de garantir que os serviços não parassem.
Um dos motores desse tipo de comunicação é o marketing de conteúdo ou inbound marketing, e foi justamente ele que mais tem crescido nessa época.
Trata-se da modalidade de geração de conteúdo gratuito e de qualidade, por meio da qual o seu público recebe materiais de qualidade para se manter informado, e com isso se engaja cada vez mais em relação a sua solução e sua marca.
Por exemplo, se você é da área de empresas de engenharia em SP, no meio desta crise toda você pode criar um blog ou um vlog. Isso permitirá que você gere conteúdos sobre o seu segmento, como modo de manter seu público ativo e mais próximo.
Esse relacionamento vai gerar um banco de leads para você. Esses leads são as oportunidades que você terá de conversão nos próximos períodos, ou desde já. Tal relação sempre foi importante, porém nunca fez mais sentido do que agora.
Este é um modo de estabelecer diálogo entre marca e público, de agregar mais valor ao seu negócio e, claro, de acompanhar as tendências e o mercado como um todo.
Como e por que dar atenção aos motores de busca
Hoje em dia não é possível falar sobre marketing de conteúdo sem falar em SEO (Search Engine Optimization), que é a Otimização Para Motores de Busca.
Basta você prestar atenção em seus próprios hábitos de compra, cotação, pesquisa e maneira geral de navegar na internet. Você sabe dizer quantas vezes por dia você utiliza um buscador tal como Google, Bing ou Yahoo?
Pois saiba que não é apenas você. O fluxo de pesquisas nessas plataformas atinge números cada vez maiores. No Brasil mesmo já são mais de 150 milhões de pessoas que utilizam, por exemplo, o Google, segundo dados dessa gigante dos buscadores.
As pesquisas vão desde consulta de mapa e GPS até cotação de serviços nichados, como ERP para pequenas empresas (sigla para Enterprise Resource Planning, que significa Sistema Integrado de Gestão Empresarial).
Então imagine durante a pandemia como a cotação e busca por todo tipo de produtos e serviços aumentaram nessa esfera digital.
Por isso o investimento nesse tipo de marketing ainda é importante, e até mais promissor do que antes. Além do SEO, através do qual você otimiza sua página para seguir os algoritmos de cada plataforma, existem também os anúncios.
Na modalidade Ads (Advertising), que é a Publicidade dos buscadores, você pode começar a aparecer com destaque no mesmo dia do investimento. Os valores não são exorbitantes, pois variam conforme o retorno que podem trazer.
Assim, você pode investir mais na palavra-chave app para condomínio, por saber que esse tipo de solução costuma trazer mais engajamento e impulsionar mais vendas, deixando outras soluções mais ociosas para depois.
Além disso, o nível de customização dessas plataformas é enorme, e por isso mesmo perfeito para momentos de crise e desafio. Por isso você pode determinar para quais regiões quer aparecer com destaque, e até mesmo os horários.
Aí você também investe em duas modalidades distintas: o SEO consiste num tipo de inbound marketing, que trabalha com prospecção passiva, como vimos acima; e os anúncios são um tipo de outbound marketing, que fazem prospecção ativa.
Com essa diversidade, certamente sua empresa marcará muito mais presença, e mesmo durante a pandemia conseguirá tirar bons frutos do marketing como um todo.
O papel das redes sociais no meio da crise
Se existe um modo de você se relacionar com seu público mais ou menos como se fosse um amigo dele, vestindo uma máscara que torna sua marca algo como uma pessoa, esse modo são as mídias sociais.
Hoje existem redes para todos os gostos, sendo as mais conhecidas:
- Facebook;
- Instagram;
- YouTube;
- Whatsapp;
- Twitter;
- Entre outras.
Qualquer uma delas tem, além da comunicação, um forte potencial para impulsionar suas vendas e agregar mais valor ao seu negócio. Além de ajudar na compreensão do mercado e das tendências que mudam a cada segundo.
Os benefícios para empresas ligadas de algum modo ao setor, como empresas de comunicação visual SP, são evidentes, e nem por sonho uma marca dessas pode ficar de fora, sobretudo em épocas de pandemia e inflação do espaço digital.
Mas também os segmentos mais tradicionais, como setores primários e grandes indústrias, precisam marcar presença. As maneiras de fazer isso são como nos buscadores: por meios orgânicos ou via anúncios e publicidade paga.
Indo além do marketing de conteúdo, um segredo que as redes sociais têm é o de que cada uma segue suas próprias “regras de funcionamento”. Na lista acima vemos mídias focadas em textos longos, textos instantâneos, fotos, vídeos e daí em diante.
Portanto, não adiantaria nada investir nesse tipo de marketing sem antes compreender qual a rede que melhor se aplica ao seu público, e como desenvolver os melhores conteúdos para ela.
Para isso basta você estudar o seu próprio segmento, pois se trata de algo bastante intuitivo. Na área de confecção de uniformes, por exemplo, você certamente engajará melhor seu público por meio de fotos das roupas e demais produtos.
Quando o assunto é influência, saúde ou palestras, os vídeos disparam na frente de qualquer outro tipo de material. Porém é preciso entender que isso não quer dizer que você só utilizará uma plataforma de mídia digital, mas apenas que focará nela.
Portanto, invista em todas. Os textos, por exemplo, são indispensáveis para qualquer segmento, e se além de posts você fizer e-books, infográficos e similares, certamente captará mais leads, fortalecerá sua marca e também vai acabar vendendo mais.
Com isso vemos como o marketing é um universo de oportunidades, cujas estratégias continuam sendo importantes durante a pandemia. Se não forem mesmo mais importantes e promissoras do que antes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.