Um site responsivo é projetado para ser adaptável, se adequando ao dispositivo que está sendo utilizado para acessá-lo (notebooks, smartphones, tablets, entre outros), ajustando todo o seu conteúdo para cada tipo de uso. Sites responsivos são muito importantes para ter um bom posicionamento no Google e são responsáveis pela melhora na experiência dos usuários, um fator importante na tomada de decisão do seu cliente em potencial.
Considerando que é cada vez mais comum a utilização de smartphones para realizar buscas e acessar sites, ter um site responsivo significa ter melhores resultados no fluxo de visitantes que acabam se convertendo em vendas. Neste artigo queremos te ajudar a entender melhor como funcionam os sites responsivos, e porque você deve aderir o quanto antes.
O QUE É UM SITE RESPONSIVO?
Um site responsivo é aquele que adapta toda sua estrutura (layout, imagens, textos, links) para diferentes tipos de dispositivos, mantendo todos os elementos na proporção correta. Eles respondem rapidamente aos comandos, evitando longas esperas para o carregamento das páginas.
As vantagens são consideráveis: além de te ajudar a ter um melhor posicionamento nas buscas do Google, um site responsivo aumenta a confiança do cliente e permite que ele navegue por mais tempo, considerando a facilidade de navegação proporcionada pelo site.
5 MOTIVOS PARA USAR UM SITE RESPONSIVO
Agora que já sabe como funciona e quais as principais vantagens de um site responsivo, separamos estes 5 motivos para ter um site responsivo. Veja abaixo:
- Melhoria na experiência do usuário: A experiência do usuário é muito importante para transformá-lo em um cliente em potencial. Os sites que demoram para carregar ou não apresentam uma boa usabilidade geralmente são ignorados rapidamente. Os usuários que estão em busca de um produto ou serviço, tendem a confiar mais em sites que apresentam um bom layout, organização e agilidade, pois essas características refletem o perfil da empresa.
- Aumento na velocidade de navegação: O recomendado é que as páginas carreguem completamente o seu conteúdo dentro de 2 segundos e essa velocidade de carregamento influencia no rankeamento do Google. Os sites responsivos são otimizados e muito mais leves, e por isso o carregamento acontece de forma muito mais rápida.
- Aumento das vendas: Aumentando o rankeamento do site, a quantidade de acessos e melhorando a experiência dos usuários, é comum que as vendas aumentem proporcionalmente, principalmente se considerarmos a facilidade de compra através dos dispositivos móveis.
- Mais compartilhamentos digitais: Com uma grande parte da população brasileira ativa nas redes sociais, é muito vantajoso quando uma página do site é compartilhada nestas redes. O site responsivo permite que o usuário acesse rapidamente as redes sociais da sua empresa, e facilita o compartilhamento de páginas sem a necessidade de links extensos.
- Acessível por qualquer navegador: você provavelmente já teve uma experiência onde um link não funcionava bem em um navegador, e quando utilizado em um outro navegador específico tinha melhores resultados. Esse é um fator muito desestimulante para o usuário, que está sempre buscando por facilidade e agilidade. O site responsivo evita este tipo de problema e garante uma navegação facilitada para todo tipo de usuário.
Quer garantir melhores resultados de vendas através do Marketing Digital? Fale com um especialista e transforme o seu site em um site responsivo. Entre com contato e saiba como nós podemos te ajudar!