Como ter uma loja virtual pode auxiliar as empresas em tempos de crise?
Ter uma loja virtual tem sido a salvação para muitos negócios físicos na crise de saúde que estamos vivendo por conta do coronavírus.
A necessidade de distanciamento social fez com que muitas empresas fechassem suas portas e tivessem que se reinventar para sobreviver. Então, as vendas pela internet foram a solução para muitas.
Só que é importante pensar em como isso vai ficar depois que tudo se normalizar, pois as compras e vendas pela internet são uma tendência do futuro que foi antecipada pela crise, mas que deve permanecer.
Então, quem investiu numa plataforma de loja virtual agora vai continuar colhendo bons frutos no futuro. Esse tipo de venda já vinha crescendo há algum tempo, e podemos considerar, inclusive, as grandes marcas que vendem pela internet.
Essa modalidade se mostrou mais segura e confortável para o consumidor, que pode comprar tudo o que precisa na hora que quiser e de onde estiver, sem precisar sair de casa.
Para os empreendedores, ela trouxe a possibilidade de continuar lucrando, ao mesmo tempo em que faz várias economias.
Por isso, neste artigo, vamos mostrar para você quais são as vantagens de investir em uma loja virtual daqui para frente.
Vantagens da loja virtual para os negócios
Para quem já tem uma loja física, vender na internet possibilita o aumento dos lucros e traz mais visibilidade para a marca.
No entanto, assim como acontece com o espaço físico, uma plataforma de vendas exige dedicação, esforço e trabalho, como:
- Propagandas;
- Ofertas;
- Produtos e serviços de qualidade;
- Atendimento;
- Estoques;
- Entregas;
- Pagamentos;
- Devoluções e trocas.
Num primeiro momento pode ser um pouco difícil, mas com o tempo você cria uma base e começa a dominar o e-commerce. Assim, o sucesso começa a aparecer do mesmo jeito que apareceu para a sua loja física.
Dentre as principais razões para o empreendedor investir nas vendas pela internet estão:
Os clientes estão sempre conectados
É comum que, num primeiro momento, surjam várias dúvidas relacionadas à loja virtual, como:
- Por que ter uma loja on-line se tenho uma loja física?
- O e-commerce vai diminuir as vendas do espaço físico?
- A loja física pode fechar?
- Como administrar as duas modalidades ao mesmo tempo?
- É preciso um estoque maior?
- Os preços são os mesmos?
- Os gastos aumentam?
Seja uma loja de móveis planejados ou um pet shop, estas dúvidas são normais e vão surgir. Só que é importante entender que se o empreendedor não estiver disposto a trabalhar nesse novo canal de vendas, haverá um atraso na evolução do negócio.
Isso acontece porque as vendas on-line estão aumentando e muito, e se o cliente não encontrar o que você vende na internet, vai comprar do seu concorrente.
A loja virtual é uma oportunidade de crescimento e de aumentar as vendas, então, com certeza vai aumentar o fluxo de pessoas no espaço físico.
O e-commerce, além de ser um canal de vendas daquilo que uma loja física tem em estoque, acelera o giro de produtos, consequentemente, melhorando os lucros.
Juntamente com um sistema de estoque, o investimento on-line vai ajudar a vender tanto na loja física quanto na virtual.
As vendas vão aumentar
Os clientes da loja física poderão comprar na loja virtual porque já conhecem os produtos e têm confiança no estabelecimento. Ou seja, eles não terão medo de problemas na entrega ou quanto à qualidade dos produtos e serviços.
Para isso, é importante fazer um bom planejamento, encontrar uma boa plataforma e investir nela. É normal que no início você não tenha muitos pedidos, mas com empenho e dedicação, aos poucos as vendas começam a acontecer.
Também é importante pensar que a loja física de uma confecção de uniformes se limita a uma rua, um bairro ou determinada região. Já a loja virtual possibilita as vendas para outras cidades, estados e até países.
Isso significa que mais pessoas passam a conhecer a marca. Além disso, a abertura de uma plataforma de vendas não tem mistério, basta ter determinação e garra.
Não diminui as vendas da loja física
Essa história de que o e-commerce vai abalar as vendas da loja física e diminuir o lucro é uma lenda. Pelo contrário, tudo vai crescer e evoluir.
Como já dissemos, as vendas não vão começar imediatamente, não importa se você vende peças automotivas ou móveis planejados para cozinha.
Tudo depende de técnicas, boas campanhas de marketing, uma fase de adaptação aos recursos virtuais e um novo aprendizado relacionado a essa modalidade de vendas.
Mesmo assim, não tenha dúvidas de que, passado esse período, as vendas vão aumentar tanto para a loja virtual quanto para a física.
As duas juntas são uma boa oportunidade de aumentar as vendas, pois um endereço fixo traz mais credibilidade, enquanto a plataforma oferece mais praticidade.
Pessoas que não estejam próximas poderão obter informações como lançamentos de etiquetas adesivas personalizadas e qualquer outro produto que você venda, podem encomendar instantaneamente pelas redes sociais, dentre outras possibilidades.
Os concorrentes já estão na internet
Outra vantagem é que seu negócio poderá acompanhar a concorrência sem continuar perdendo para ela. Isso porque, além de ter os concorrentes de loja física, existem os da loja virtual.
Para ter sucesso, então, é preciso pesquisar sobre o segmento que você atua na internet, ver preços, se informar sobre o diferencial da sua loja, dentre outras necessidades.
É uma excelente oportunidade de crescer profissionalmente, ampliando o negócio para o mundo virtual.
Quem compra na loja virtual também pode comprar na loja física
Na internet existem milhares de depoimentos de lojistas comparando o antes e o depois da loja virtual.
Eles falam que suas vendas aumentaram, o número de clientes aumentou e que as visitas à loja física melhoraram. Isso acontece porque muitas pessoas que acessam o site de vendas ficam curiosas para conhecer o espaço físico.
Elas também desejam ver o produto pessoalmente para saber o tamanho, as cores, manuseá-lo, ou quando precisam adquiri-lo com urgência.
Isso é o que chamamos de união do físico com o digital, que faz as vendas aumentarem nas lojas físicas.
Seja para uma loja de totem publicitário ou qualquer outro produto ou serviço, o receio de diminuir a venda do espaço físico é comum, mas é um mito.
As duas modalidades de vendas caminham juntas, isso porque, por maior que seja uma loja, ainda existem muitas pessoas que não conhecem a marca.
Site nos primeiros resultados do Google
Para ter uma plataforma de vendas digital é preciso ter um site, e por meio de boas estratégias em SEO e Marketing Digital a loja virtual fica em destaque.
Ou seja, se um usuário realiza uma pesquisa na internet sobre os produtos que você vende, ele encontrará a sua marca entre as primeiras posições do Google com um investimento muito baixo.
Lojas virtuais são simples e baratas
Uma loja física de móveis que venda mesa saarinen lateral precisa de um bom investimento para montar o seu espaço, mas essa mesma loja não vai precisar gastar tanto dinheiro para montar seu negócio on-line.
O empreendedor pode encontrar na internet sites que orientam esse processo, como o Sebrae. Eles têm informações e até ferramentas para que você consiga administrar a loja virtual com pouco investimento.
Outra possibilidade para começar é usando as redes sociais para interagir com o público. Essas plataformas ajudam você a segmentar seus clientes, oferecendo de maneira personalizada produtos e serviços, facilitando as primeiras vendas.
Mesmo que o empreendedor não queira fazer o processo completo de vendas usando apenas um catálogo on-line para a empresa física, elas serão como uma vitrine virtual onde os produtos podem ser expostos.
Menos gastos
Sabe aqueles gastos comuns com água, luz, telefone, internet e aluguel que um espaço físico de uma produtora de vídeo institucional ou qualquer outro gera? Com a loja virtual isso não existe.
Por conta disso, muitos lojistas estão preferindo abrir uma loja on-line do que uma filial em outra localização.
Além de não ter esses gastos, você consegue vender para um número muito maior de pessoas, sem ficar apegado a determinado ponto de venda.
Conclusão
Há muito tempo se fala que o e-commerce é o futuro dos negócios, e esse futuro chegou muito antes do que esperávamos.
A pandemia acelerou o processo, mas se engana quem acredita que tudo vai se normalizar quando a crise passar, quando falamos das vendas on-line.
Esse crescimento não vai retroceder, portanto, mais do que uma forma de salvar a sua marca da crise de agora, ter uma loja virtual é garantir que ela continue crescendo futuramente, bem como que seja páreo para a concorrência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos