Ter o seu próprio empreendimento como uma loja virtual é o objetivo de muitas pessoas, e deixa muita gente empolgada.
No entanto, é importante se atentar a muitas etapas e detalhes que precisam ser analisados cuidadosamente. Mesmo parecendo simples, lojas virtuais também necessitam de planejamento.
Mesmo assim, a modalidade de comércio e-commerce traz muitas facilidades e agiliza a compra e venda dos mais variados produtos. Mas, apesar de toda essa simplicidade, é necessário cuidado e atenção na hora de criar a loja.
Isso acontece porque o consumidor não terá contato físico com o produto. O que faz com que a experiência dele no site precise ser ainda mais impecável.
O negócio é atraente e tem crescido muito porque permite que as pessoas tenham o seu próprio comércio. Claro, sem precisar de um alto investimento.
Além de ser uma oportunidade para todos empreender, o e-commerce também é uma oportunidade para as lojas físicas se tornarem mais versáteis e aumentarem sua presença na internet.
E essas não são as únicas vantagens. Por isso, neste artigo vamos explicar o que é uma loja virtual, como criá-la e 5 razões para investir nesse mercado.
O que é loja virtual?
Uma loja virtual, também conhecida como e-commerce é um site que permite a compra on-line de produtos e serviços dos mais variados tipos.
Esse tipo de site pode ser acessado tanto de computadores quanto de aparelhos móveis como celulares e tablets.
Além disso, abrange diversos segmentos do mercado, como venda de caixa de papelão sob medida.
Dentre os principais setores que estão presentes no cenário e-commerce de negócio estão:
- Vestuário;
- Pet Shop;
- Eletrônicos;
- Cosméticos.
Mas, também é possível encontrar muitos outros tipos de produtos e serviços sendo vendidos na modalidade e-commerce.
Tudo isso porque as lojas virtuais facilitam a aquisição dos produtos, pois o dia a dia dos consumidores está cada vez mais corrido e atarefado.
Dessa maneira, a maior demanda é por agilidade, uma característica oferecida por todos os nichos de lojas comerciais.
Justamente por essas razões é que é tão importante que um negócio e-commerce seja muito bem planejado, com todas as suas funcionalidades operando normalmente.
Além disso, também é importante que ele contenha informações úteis para que o cliente possa decidir de maneira positiva pela compra.
Como abrir uma loja virtual?
Hoje em dia o e-commerce é tão popular que se uma pessoa procurar por extintor de incêndio preço vai encontrar uma loja virtual para a venda dessas mercadorias.
Então, se é possível encontrar uma variedade tão grande de produtos e serviços, a concorrência também é enorme.
Por isso, é importante estruturar uma loja virtual eficiente. E dentre as principais etapas estão:
Planejamento
Um bom planejamento ajuda a organizar tudo perfeitamente bem, pois ele dá uma visão completa de todas as etapas que precisam ser seguidas.
Dentre elas estão as tarefas a serem executadas e os responsáveis por elas.
É durante o planejamento que o empreendedor identifica os melhores caminhos para ele seguir, os investimentos necessários e as oportunidades que surgirem.
Estar por dentro da legislação e-commerce
Na hora de abrir uma loja virtual, seja esta um pet shop ou loja de aquecedor a gás para apartamento, é fundamental estar por dentro da lei E-commerce.
Tal lei normatiza as atividades realizadas entre uma loja virtual e o seu consumidor, independentemente do tamanho do negócio.
Ela também aborda a necessidade em oferecer informações claras e visíveis, oferecer um atendimento facilitado ao consumidor, além de dar a ele o direito ao arrependimento.
Estruturar bem a plataforma
É importante estruturar bem a plataforma da loja virtual para que ela atenda a todas as necessidades. Além disso, apresente um excelente desempenho para melhorar a experiência de compra dos consumidores.
Por isso, é importante que seja um site claro e seguro, com navegação rápida, checkout otimizado, bom sistema para pagamento, técnicas de SEO, layout intuitivo e gestão facilitada.
Além disso, todas as informações da venda devem estar bem claras, como se há cobranças, quais são os custos e qual o suporte oferecido.
Pensar na logística
A logística está relacionada ao pedido dos clientes. Por exemplo, uma loja de materiais de construção precisa conferir seu estoque para garantir que toda telha de aço comprada está disponível.
Isso também envolve o armazenamento, preparação, processamento, confirmação e envio de um pedido.
Transporte
É importante saber qual tipo de transporte será utilizado, como serviços de transportadora, correios ou centros de distribuição.
É sempre importante analisar com cuidado as possibilidades existentes no mercado para ver qual oferece o melhor custo-benefício tanto para a empresa quanto para o cliente. Lembrando que é primordial uma entrega rápida e segura.
Segurança
É importante que o site conte com um certificado de segurança para garantir a privacidade e a integridade dos dados dos clientes.
Para realizar uma compra, eles precisam deixar informações importantes como número de documentos, cartões e senhas.
Somente com o certificado de segurança esses dados estarão realmente seguros.
Atendimento
É imprescindível que haja um atendimento de qualidade em uma loja virtual assim como em uma loja física.
Ele é destinado a sanar todas as dúvidas do consumidor, oferecendo maior segurança e também valor para a marca. Por exemplo, uma loja de mesa de aço inox que ofereça um bom atendimento sempre terá preferência entre os clientes.
Isso acaba por valorizar ainda mais a marca, aumentando as avaliações positivas. Além disso, fidelizando mais clientes, melhorando o tráfego nos sites e, consequentemente, aumentando as vendas.
Portanto, é fundamental disponibilizar diferentes canais de atendimento, pois no e-commerce o atendimento nunca pode ser negligenciado.
Divulgação
É fundamental pensar na divulgação da loja on-line para o público-alvo. Para isso, é importante trabalhar com ações de marketing, aumentando a visibilidade no mercado.
Também é importante construir uma comunicação clara e que esteja de acordo com o perfil de cliente do negócio.
Aliás, é importante conhecer bem esse perfil para saber trabalhar com as pessoas certas.
Isso porque aquela pessoa que está procurando por máquina de café em grãos não faz parte do mesmo público de uma loja de artigos para bebês.
Com tantos detalhes a se pensar. Afinal, criar uma loja virtual é tão vantajoso para pessoas e para lojas físicas?
Por que criar uma loja virtual?
Criar uma loja virtual é um excelente investimento para empreendedores e também para lojas físicas por diversos motivos, como:
1- Excelente custo-benefício
Um e-commerce não necessita de um espaço, como no caso das lojas físicas. Isso diminui os custos com infraestrutura, aluguel, energia elétrica e muitos funcionários.
2- Funcionamento full-time
Ao contrário das lojas físicas que têm horário para fechar, na loja virtual não há horário fixo de funcionamento. Portanto, o cliente pode comprar 24 horas por dia, 7 dias por semana, que ela estará disponível para compras.
Isso facilita muito a vida do consumidor que precisa aproveitar o pouco tempo livre que tem para atender às suas necessidades.
3- Vender para qualquer lugar
O e-commerce não tem barreiras geográficas, sendo possível vender produtos para qualquer lugar do mundo.
Por exemplo, uma loja brasileira de etiquetas adesivas pode vender seus produtos para o Japão, desde que disponibilize entregas para aquele país.
As lojas físicas não têm esse poder, e acabam ficando restritas a uma região. Por isso, para elas, vale a pena investir em loja virtual para levarem seus produtos mais longe.
4- Facilidade para comprar
É muito mais fácil para os consumidores comprarem pela plataforma e-commerce. Para que os clientes não precisem se deslocar para terem acesso ao que precisam.
Essa vantagem é tão expressiva que, atualmente, é possível encontrar de lojas de esquadrias linha suprema até supermercados em formato e-commerce.
5- Estoque
É muito mais fácil gerenciar o volume de estoque de uma loja virtual do que de uma loja física. Isso porque é possível despachar um produto de outra localidade, bem como direto do fornecedor.
Ou seja, a loja não precisa ter um espaço físico para armazenar seus produtos, trazendo muita economia de espaço e dinheiro.
O e-commerce se tornou uma modalidade de compra e venda muito poderosa no Brasil e no mundo, pois facilita a vida de clientes e empreendedores.
Com ele, é possível realizar o sonho de ter o próprio negócio, sem precisa gastar uma fortuna.
Além disso, possibilita que lojas consagradas e conhecidas do público optem por essa modalidade para facilitar ainda mais a rotina dos clientes.
Conquistar a independência financeira, oferecendo produtos e serviços de qualidade, sem gastar muito é criando uma loja virtual.
É a oportunidade perfeita para quem quer ganhar dinheiro e para quem quer comprar, sem sair de casa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.