Transformar crise em oportunidade é possível
Passou o tempo em que a internet era utilizada apenas para entretenimento e redes de relacionamentos. Hoje é crescente o número de usuários que encontram na internet um meio de ganhar dinheiro, prospectar e fidelizar clientes. Mas como isso é possível? Há alguns pontos que foram alavancadores dos negócios online e ajudaram a transformar crise em oportunidade.
A crise econômica
Diante da crise política e econômica que o país veio a enfrentar, um número considerável de pessoas e empresas encontrou na internet a oportunidade de alavancar ideias e formalizar seus negócios. Elas se reinventaram e viram em seus problemas uma oportunidade.
O que antes era comumente realizado por lojas físicas ou serviços de call center, ganhou força por meio da internet. A internet tem oferecido novas oportunidades às pessoas, uma vez que oferta novas chances de negócios, é acessível, e não requer um alto investimento. Para ganhar dinheiro por meio dela, é mais simples do que se imagina. As oportunidades estão presentes no nosso cotidiano. Você pode dar tiros certeiros com a criação de um blog, site ou loja virtual.
A maioria de seus clientes potenciais estão conectados à internet por meio de seus smartphones, que proporcionam agilidade e instantaneidade de pesquisa. Quando um navegador precisa de um produto ou serviço (mas, não está fidelizado a uma marca específica) imediatamente fará suas buscas em websites ou redes sociais.
Mas, como dar início a essa nova linha de trabalho e transformar crise em oportunidade ?
O pontapé inicial, como vimos acima, são os blogs ou websites. Estes, exigem pouco investimento e são acessíveis ao seu público. Para isso, além de um negócio com que você tenha afinidade, você vai precisar de um registro de domínio. O domínio é a extensão do nome de seu site, por exemplo: .com, .com.br, . org, e por aí vai. Mas pesquise com cautela, pois existem empresas que oferecem esse serviço gratuito. Você também vai precisar de uma hospedagem de sites de confiança e que lhe preste um serviço de qualidade. Você vai se deparar com diversos tipos de planos de hospedagem de sites.
Falamos em confiança, pois é um serviço que precisa lhe dar suporte 24 horas por dia, todos os dias do ano, afinal, a internet não para, você está trabalhando com um serviço ininterrupto. Os blogs, sites e e-commerce atuam como extensão das marcas no meio digital, além disso, agem como um cartão de visitas apresentando o seu negócio ao cliente. Isso porque, quando acessamos uma página nos conectamos ao que está sendo oferecido. Um website funciona 24 horas por dia e apresenta todas as informações que o cliente procura. Hoje, muitas empresas e marcas prestam atendimento através de chats de atendimento online ou chatbots. Outra notícia otimista é que blogueiros e microempreendedores estão fazendo uso dessa ferramenta para ganhar espaço no mercado de trabalho e alavancar a carreira.
Abertura de horizontes
A internet ainda abre os horizontes. Através dela é possível ampliar as formas de trabalho e crescimento dos negócios, o que faz o capital girar e, ainda, leva o produto e serviço mais próximo ao sucesso desejado. Quanto mais o empreendedor, ou a equipe, estiver por dentro do gráfico crescente da internet, mais ele abrirá a mente e estará focado nas metas estipuladas. Estar conectado à internet é uma necessidade. Esteja sempre atualizado, entenda das tecnologias e busque as melhores práticas dentro do que você procura. É importante que você esteja confortável para o manuseio tecnológico. Caso não esteja, procure alguém que entenda e possa fazer esta parte do trabalho. Não veja a internet como um problema, lembre-se de que ela é sua aliada e te ajudará a expandir os horizontes do seu negócio.
Como saber que a internet traz resultados?
Diante de tanto crescimento, hoje, existem muitas ferramentas que possibilitam a medição de desempenho dos websites. Uma delas, bastante utilizada, é o Google Analytics que mostra, em tempo real, diversas informações: informações demográficas de usuários, dados de audiência, acessos, tempo médio de visita, conversões, caminhos que fizeram o usuário chegar até seu site, entre outras métricas importantes para análise da performance do seu site e conteúdos. Ter essas informações em mãos, ajuda a tomar decisões relacionadas ao seus site, fazer ajustes, correções e melhorias.
Marca fortalecida
Não é difícil transformar crise em oportunidade.Trabalhe sempre pelo fortalecimento de sua marca. Não importa qual seja seu produto ou o serviço oferecido. Uma marca forte passa credibilidade aos consumidores, além de ser um termômetro para a tomada de decisões na hora da compra. Pode ser que demande algum tempo até que sua marca seja nitidamente forte, mas não desista! Lembre-se que este é um fator importante na decisão de um consumidor gastar seu dinheiro. Trabalhe em cima disso e tenha a certeza de que a internet facilita esse longo caminho de fortalecimento da marca, pois atinge mais pessoas ao mesmo tempo. Mas, para isso, tenha um site funcional e responsivo, pois, como já falamos, muitos usuários fazem buscas através de smartphones, geralmente, durante os curtos intervalos de tempo que possuem. Seja um conhecedor de seu site. Aprenda a navegar através dele, veja quais são os pontos fortes e fracos. Assim, será mais fácil identificar o que é passível de mudança. As pessoas estão cada vez mais conectadas e têm encontrado, com frequência, dificuldade em administrar o tempo. Colabore com isso e fidelize seus clientes. Não perca a oportunidade de transformar crise em oportunidade.