[vc_row css=”.vc_custom_1531493452456{padding-top: 20px !important;padding-bottom: 40px !important;}”][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]
Quanto custa o Marketing Digital ?
Após alguns anos de experiência, lidando com clientes dos mais variados segmentos, vamos falar aqui de uma das perguntas mais comuns neste mercado.
Quanto custa o Marketing Digital.
Nas últimas semanas, publicamos um post que gerou bastante interesse de nossos leitores: Quanto custa um site profissional ? Por este motivo, resolvemos replicar o tema, voltado para os serviços de Marketing, detalhando quanto custa o marketing digital.
Semanalmente, recebemos e-mails e telefonemas com clientes com esta pergunta na ponta da língua. Percebemos que, a grande maioria das pessoas ainda enxerga o marketing digital como um custo, e não como um investimento que pode trazer um retorno significativo.
A falta de visão a longo prazo, muitas vezes faz com que as empresas não enxerguem os benefícios e vantagens de realizar o investimento em marketing digital.
Então, antes de seguirmos com este post, tenha em mente o seguinte pensamento.
Não existe marketing caro ou marketing barato. Existe marketing que gera retorno sobre o investimento e o que não gera retorno.
Tendo como base esta premissa, vamos então continuar a discussão sobre o assunto.
Quanto custa o Marketing Digital para sua empresa
Para responder essa pergunta, é preciso levarmos em consideração diversos fatores. Antes de definir o valor real do investimento, precisam ser analisados: Seu público alvo, produto, objetivos, metas e retorno esperado.
Tendo como base as estratégias de marketing mais comuns, vamos demonstrar neste post, alguns custos que as Agências de Marketing Digital sérias, tem para trazer um retorno satisfatório.
Geralmente, a primeira dúvida é:
Vale a pena montar uma equipe ou contratar uma agência especialista ?
Se você já tem certa vivência com a gestão de um negócio, sabe que é preciso ter pessoas especialistas em cada área para garantir o sucesso da empresa.
Com o Marketing Digital, não é diferente. Realizar um trabalho de marketing de qualidade, exige pessoas qualificadas, que entendem de diversos assuntos. Portanto, a definição de quanto custa o marketing digital é variável, conforme a estratégia escolhida por você.
Resumimos abaixo, algumas especialidades mais comuns para a produção do marketing digital.
CRIAÇÃO DE CONTEÚDO E MANUTENÇÃO DO BLOG
Falamos neste post, a importância que um blog tem para o seu negócio. Essa ferramenta é uma poderosa forma de melhorar o posicionamento do seu site. Um blog irá atrair mais visitantes e pessoas interessadas no conteúdo do seu site. Além disso, pode ser compartilhado em redes sociais e diversas outras plataformas, aumentando o tráfego orgânico.
Para manter um blog, é necessário um profissional especialista na criação de conteúdo relevante. Ele terá como premissa, estudar o mercado do cliente para quem ele está gerando conteúdo. Entender sobre o público alvo, produtos e clientes finais. Caso tenha tempo disponível, você mesmo poderá alimentar o blog de sua empresa.
Certifique-se de publicar conteúdos relevantes que devem seguir algumas boas práticas do Google.Ter uma certa quantidade de palavras, palavras-chave definidas, tamanho do texto, tamanho das frases… Também é preciso entender de técnicas de SEO que farão com que o seu site se destaque nos mecanismos de busca.
Dependendo do seu segmento de negócio, você pode começar publicando entre 8 a 15 conteúdos mensais. O que gera de 16 a 30 horas de trabalho.
Segundo o site Love Mondays, o salário médio de um produtor de conteúdo, gira em torno de R$ 2.500,00 mensais.
FERRAMENTAS DE E-MAIL MARKETING
Não podemos definir quanto custa o marketing digital, sem mencionar as estratégias de e-mail marketing.
O e-mail marketing tem sido de extrema importância para as empresas. Além de oferecer produtos e serviços, o e-mail marketing tem como um de seus principais objetivos, manter o relacionamento com o cliente.
Os conteúdos gerados para o seu blog, podem também ser compartilhados através de e-mails, para as pessoas interessadas no assunto.
É uma excelente forma de manter o cliente atualizado sobre as novidades, produtos e serviços da sua empresa.
Caso você não tenha uma lista de e-mails, será necessário trabalhar com outras estratégias para a geração de uma lista qualificada.
Profissionais especialistas em e-mail marketing são raros no mercado e ferramentas para gestão destes e-mails podem chegar a centenas de dólares por mês. Tudo irá depender, da quantidade de e-mails da lista e disparos enviados mensalmente.
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
Falar em gestão de marketing digital sem comentar de redes sociais hoje em dia é praticamente impossível. As pessoas estão cada vez mais conectadas às redes sociais como Facebook, Instagram, Linkedin e várias outras.
Sem falar que novas redes sociais surgem com frequência, com focos cada vez mais específicos.
Investir em redes sociais é fundamental para consolidar a imagem da marca junto aos clientes. Além disso, a gestão de redes sociais vai muito além de trazer “curtidas “ para sua página.
É necessário realizar um trabalho direcionado, compartilhando conteúdo relevante para o seu público alvo, que também terá de ser definido. Os interesses dos públicos são diferentes em cada uma das redes sociais e existem linguagens diferentes a serem trabalhadas para alcançarmos resultados satisfatórios. Leia mais sobre como investir em redes sociais, neste post.
Tome cuidado com as chamadas “ métricas de vaidade “. Curtidas na página, likes e comentários, não representam o sucesso de suas campanhas em redes sociais. Assim como outros pontos mencionados neste post, as redes sociais devem trazer clientes potenciais para você. Fazer com que eles visitem o seu site, façam uma compra ou uma ligação.
O salário médio de um Analista de Redes sociais, é de R$ 2.300 reais por mês, fora os encargos trabalhistas.
OTIMIZAÇÃO PARA O GOOGLE – SEO
Como comentamos em outro post, o SEO é de extrema importância para otimizar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca. Dentre os serviços apresentados até agora, este exige um grande conhecimento para gerar resultados.
Dentre as configurações realizadas na otimização do SEO, temos:
- Programação amigável, compactando códigos de html e css.
- Definição de palavras chave para cada página, post, produto…
- Geração de Backlinks de qualidade ( links que apontam para seu site )
- Compactação de Imagens
- Otimizar o site para dispositivos móveis
- Velocidade do servidor
Essas e várias outras métricas são levadas em consideração pelos mecanismos de busca, na hora de posicionar o seu site.
É um trabalho complexo e seu custo é diretamente proporcional ao tamanho do seu projeto, plataforma que ele foi desenvolvido, quantidade de páginas, produtos, etc.
Lembre-se que este, assim como o Marketing Digital em geral, é um trabalho de longo prazo. Não espere resultados em menos de 3 ou 4 meses.
ANÚNCIOS PATROCINADOS – CONHEÇA O GOOGLE ADWORDS
Em nosso Blog, já falamos sobre o Google Adwords e Anúncios patrocinados.
Resumindo de forma Geral, o Google Adwords é um gerenciador de anúncios. Através dele, você pode anunciar palavras chave, cujo os preços são definidos através de leilão. Anunciando nestas palavras, você passa a aparecer nos primeiros lugares na pesquisa do Google de forma patrocinada. Como o valor das palavras é definido por leilão, é necessário um estudo prévio para ajudá-lo a responder quanto custa o marketing digital.
Imagine que você tenha um escritório de advocacia. Com o Google Adwords, você pode determinar um valor, para que toda vez que alguém busque por “escritório de advocacia” ou “ advogado”, seu site apareça no Google, gerando tráfego, e principalmente clientes potenciais.
A grande vantagem do Google Adwords é a enorme possibilidade de segmentação dos seus anúncios. Seja por região, idade, sexo, interesses e hábitos na internet.
Essa é a forma mais rápida de gerar tráfego e clientes potenciais para o seu site. É muito importante que esta estratégia seja aplicada em paralelo com outros serviços de Marketing Digital. Assim, é possível gerar retorno quase imediato.
Outro ponto positivo do Google Adwords é a liberdade para investir quanto você quiser. Entretanto, recomendamos que você busque por uma consultoria de Marketing Digital que realizará um estudo do seu negócio para sugerir um valor mínimo de investimento mensal.
CUIDADO NA HORA DE INVESTIR
Hoje em dia, diversas empresas amadoras, simplesmente decidem prestar serviços de Marketing Digital e estão dispostas a tudo para entrar no mercado. Inclusive, prestar serviços muito abaixo do valor de mercado.
Não se deixe enganar, sabemos que produtos de qualidade, não necessariamente custam caro, entretanto desconfie quando receber propostas muito baixas.
Como você viu acima, são diversos custos e serviços envolvidos para gerar um serviço de qualidade.
Então, antes de simplesmente perguntar “ Quanto custa o serviço de Marketing Digital “, busque por uma empresa especialista, como uma consultoria de marketing digital que irá avaliar o seu projeto e oferecer uma proposta que atenda suas necessidades.
QUANTO CUSTA O MARKETING DIGITAL ?
Os serviços de Marketing Digital exigem profissionais qualificados, ferramentas específicas e tempo de planejamento. O custo do Marketing Digital é totalmente variável conforme o seu negócio. Por isso, nossa sugestão é que você busque por uma empresa especialista no assunto para realizar uma avaliação e gerar um orçamento adequado.
É muito mais barato do que contratar ou capacitar pessoas, sem contar que o resultado será muito mais rápido.
Aquilas Web, uma Agência de Marketing Digital completa com foco em resultados.
Quer saber quanto custa o Marketing Digital sua empresa ? Entre em contato conosco!
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_row_inner css=”.vc_custom_1531493683047{padding-top: 20px !important;padding-bottom: 40px !important;background: #000000 url(https://aquilasweb.com.br/wp-content/uploads/2014/03/Modelo-de-Portfólio-3.jpg?id=14956) !important;}”][vc_column_inner][icon_counter border_size=”2″ border_color=”#a4a4a4″ icon_size=”32″ text_color=”#000000″ block_title_front=”Conheça nossos serviços” front_heading_tag=”h1″ block_desc_front=”Entre em contato conosco e solicite um orçamento! Nossa equipe entrará em contato e juntos vamos definir a melhor solução para o seu projeto” block_title_back=”Temos a solução ideal para você” back_heading_tag=”h4″ custom_link=”1″ button_link=”url:https%3A%2F%2Faquilasweb.com.br%2Fservicos%2F|||” button_text=”Conheça” button_bg=”#d44348″ button_txt=”#ffffff” height_type=”ifb-custom-height” box_height=”320″][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_empty_space][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner css=”.vc_custom_1531493687470{padding-top: 20px !important;padding-bottom: 40px !important;background: #000000 url(https://aquilasweb.com.br/wp-content/uploads/2014/03/Modelo-de-Portfólio-3.jpg?id=14956) !important;}”][vc_column_inner][icon_counter border_size=”2″ border_color=”#a4a4a4″ icon_size=”32″ text_color=”#ffffff” bg_color=”#d44348″ block_title_front=”Solicite um Orçamento” front_heading_tag=”h1″ block_desc_front=”Entre em contato conosco e solicite um orçamento! Nossa equipe entrará em contato e juntos vamos definir a melhor solução para o seu projeto” block_title_back=”Vamos iniciar um projeto juntos?” back_heading_tag=”h4″ custom_link=”1″ button_link=”url:https%3A%2F%2Faquilasweb.com.br%2Fcontato%2F|||” button_text=”Contato” button_bg=”#000000″ button_txt=”#ffffff” height_type=”ifb-custom-height” box_height=”320″][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row][vc_row][/vc_row]