Você sabe o que é a web 4.0 e como ela pode impactar um negócio? Saber sobre ela é essencial para que a sua empresa se mantenha atualizada e competitiva no mercado.
Quem utiliza a internet desde o começo do seu desenvolvimento tem uma ideia bastante clara do quanto ela evoluiu. Cada interação feita atualmente é prova disso.
Se um usuário quer falar com outra pessoa em qualquer lugar de mundo isso é possível graças ao avanço da tecnologia, que trouxe ferramentas digitais de grande utilidade.
Para acompanhar notícias, ou para contratar serviços, basta acessar sites do segmento desejado. Quem quer comprar um revestimento em uma loja de piso laminado online, também pode fazê-la pela internet.
Outra influência que o mundo virtual proporcionou para o dia a dia é a substituição da programação da televisão, já que grande parte das pessoas utilizam suas horas vagas nas redes sociais, adquirindo conhecimento e fazendo contatos.
Onde antes o comum era ver planos de tv a cabo, hoje os portais de streaming é que estão em alta, principalmente porque eles disponibilizam constantemente no seu catálogo séries e filmes variados em períodos cada vez mais curtos.
Nesse sentido, é possível dizer que a internet permitiu que as pessoas alcançassem maior liberdade na escolha da sua programação diária, assim como um meio de se expressar e de encurtar distâncias tanto em relacionamentos quanto para os seus consumos.
A web 4.0 vem no mesmo sentido, para que se possa desbravar novos horizontes e trazer ainda mais facilidade para que uma empresa cresça e potencialize o seu site, oferecendo assim diversas opções para os seus clientes.
Quer saber mais sobre o assunto? Então siga na leitura deste artigo e esteja por dentro das novidades tecnológicas que prometem revolucionar ainda mais a experiência dos usuários.
O conceito da web 4.0
Para que uma empresa de comunicação visual, assim como qualquer outra, tenha um site moderno e que ofereça opções para o seu público, ela deve se manter atualizada em relação ao que a tecnologia oferece em diversos setores do mercado.
Nesse sentido, é fundamental que um estabelecimento esteja presente na internet hoje, tanto por meio do seu site quanto nas redes sociais.
Isso é importante porque o mundo virtual se tornou uma forma eficaz de aproximar pessoas, ao mesmo tempo em que deu espaço para que o relacionamento de uma marca com o seu público pudesse ser dinâmico.
Não à toa, a internet foi se aperfeiçoando, o que traz elementos que transformam a experiência de um usuário e permitem que ela seja ainda mais completa a cada dia.
Para entender esse cenário, é possível fazer uma rápida retrospectiva, abordando a web 1.0, 2.0, 3.0 até chegar na 4.0.
Como era a web 1.0?
No desenvolvimento da internet, a fase da web 1.0 era uma verdadeira revolução. Apesar de vermos como uma fase de limitações, já era possível buscar por conteúdos e por informações de uma distribuidora de produtos naturais, por exemplo.
Essa etapa da web era considerava uma “via de mão única”, ou seja, voltada apenas a exibir informações, e não permitia interação livre por parte dos usuários.
A ferramenta da época era os guestbooks, uma espécie de livro de visitas virtual, onde era permitido fazer um pequeno comentário. Preencher formulários também era uma alternativa.
Com o avanço da tecnologia, servidores mais eficientes, ampliação da velocidade em que se navegava e o aprimoramento por parte dos profissionais que atuavam na área, houveram mudanças que levaram à web 2.0.
Como era a web 2.0?
O elemento mais marcante da fase 2.0 foi a produção de conteúdo feita pelos usuários, que era vista efetivamente por meio de comentários diretos em sites variados.
Ou seja, ao disponibilizar um material informativo sobre assessoria ambiental, era possível que a empresa tivesse uma noção geral do quanto aquele conteúdo era satisfatório para o público, ajudando o negócio a entender mais sobre os seus leitores.
Nessa fase também surge o armazenamento em bases de dados, que proporcionou maior segurança na guarda de arquivos.
Em 2004, a empresa americana O’Reilly Media definiu essa etapa como web 2.0, simbolizando a comunicação virtual, naquele momento, como “via de mão dupla”.
Como era a web 3.0?
A web 3.0 é o período denominado “Web Inteligente”, que trouxe uma série de vantagens para a utilização da internet no dia a dia das pessoas.
É possível dizer que a fase permitiu o uso de ferramentas de automatização, de modo que processos manuais ganharam maior eficiência com o uso das máquinas.
Uma empresa de pintura predial, por exemplo, pode contar com o disparo automático e programado de campanhas de e-mail marketing, de atualizações no seu blog, e oferecer ferramentas práticas no seu site.
Os algoritmos também são elementos simbólicos da web 3.0, reunindo informações e possibilitando recomendações aos usuários com base em dados coletados na navegação, o que permite ações de marketing bastante práticas.
Qual será o impacto da web 4.0 para o site de uma empresa?
Para entender enfim o conceito da web 4.0, é preciso pensar nele com a ótica de como será a internet e a grande maioria dos sites das empresas.
Nesse caso, é possível elencar alguns dos elementos mais promissores, que já dão mostras dos impactos que serão causados:
- Inteligência artificial;
- Internet das coisas;
- Tecnologia 3D e realidade virtual;
- Interação social;
- Entre outros.
A experiência dos usuários é um fator cada vez mais determinante para que o site de uma loja de móveis planejados, por exemplo, ganhe destaque entre as suas concorrentes e chame a atenção do seu público.
A inteligência artificial permite que sejam utilizados chatbots e processos automatizados que garantem um atendimento assertivo e eficiente, feito por robôs.
A internet das coisas é outro elemento que ganhou relevância no cenário atual. É possível ver essa tecnologia em diversos tipos de equipamentos que, interligados a uma rede, oferecem funções que tornam a rotina mais prática.
Ela funciona com a tecnologia RFID, de identificação por frequência de rádio. Ao ser aplicada em empresas, ela pode fornecer informações rápidas para o cliente por meio de uma leitura por scanner.
A realidade virtual e os elementos 3D são cada vez mais revolucionários. Uma fábrica de uniformes que aposte nesses pontos certamente conseguirá expor os seus produtos pela internet com riqueza de detalhes.
Isso proporcionará compras cada vez mais assertivas, o que será um elemento de grande valor nos sites das empresas.
A interação social também é um fator de suma importância da web 4.0. Já é possível ver alguns pontos nas redes sociais, como a proximidade em que se está de um amigo, assim como a encontrar estabelecimentos que estão localizados próximos do usuário.
Tudo isso são as grandes apostas que a web 4.0 possibilita, levando em conta as características que são possíveis perceber no cenário tecnológico atual.
A importância de se atualizar em relação à web 4.0
Uma empresa que não se atualiza pode facilmente perder o seu posicionamento no mercado e dar espaço para as suas concorrentes.
Em termos de tecnologia, de desenvolvimento de software e de atuação na web, isso se torna ainda mais importante.
Afinal, quem não segue as tendências e otimiza as suas ferramentas de trabalho está sujeita a ficar para trás, perdendo tempo com processos lentos e ineficazes, e não conseguindo ampliar as suas capacidades.
Um exemplo disso pode ser o de um supermercado que deseja atuar na internet. Além de precisar de um site potente e atual, será preciso ter uma estrutura tecnológica capaz de oferecer uma visualização dos produtos e a realização de compras virtuais rápidas.
Isso poderá envolver o uso de ferramentas 3D, para melhor visualização dos itens, assim como de inteligência artificial, que aprenderá os hábitos de consumo dos clientes e poderá sugerir os itens que ele costuma comprar com frequência.
Além disso, é importante lembrar sobre como o uso de tecnologia pode impactar os custos de uma empresa.
É dessa forma que um site com design e funcionalidades mais modernas pode oferecer vantagens animadoras aos seus clientes.
Isso pode ser entendido pelas fábricas que possuem uma linha de produção totalmente automatizada, o que barateia os seus custos e permite vender produtos com valores bastante atrativos.
Ao contar com um site voltado para as características da web 4.0, a empresa colherá benefícios em termos de conquista de novos clientes e de fidelização do seu público.
Afinal, a internet se torna cada vez mais um elemento básico da rotina das pessoas, de modo que quanto mais tecnologia há em um site, mais interessante ele se mostra para os usuários.
Por isso, não deixe de atualizar a sua página com as principais tendências da web 4.0 e colha resultados constantemente melhores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.