O relacionamento entre as marcas e as pessoas tem se tornado cada vez mais direto. Visando conquistar o cliente através de um atendimento personalizado ao máximo, baseando-se nas suas necessidades, solucionando suas dúvidas e problemas. A partir desta ideia, desenvolve-se uma estratégia para identificar quais atitudes geram experiências positivas e satisfatórias para os clientes.
O marketing de experiência utiliza as emoções e experiências para conquistar e fidelizar o cliente, sendo muito importante para a identidade da empresa e para o fortalecimento do relacionamento com os clientes. Durante o processo de adquirir um produto ou serviço, o cliente recebe estímulos emocionais que influenciam na sua experiência de compra. Por isso é tão importante conhecer a persona do seu negócio, quais as suas dúvidas, suas preferências e o que a leva a decidir comprar o produto. Depois é preciso entender quais atitudes farão com que ela decida comprar com a sua empresa, e o que irá fidelizá-la.
A personalização do atendimento ao cliente depende do tipo de serviço ou produto que você oferece. Alguns serviços precisam oferecer um atendimento muito mais especializado do que outros, e isso varia de acordo com as necessidades identificadas na sua persona. Existem diversos métodos dentro desta estratégia que contribuem para uma experiência positiva, sendo que os principais envolvem a ideia de identificação do cliente com a empresa, de sentimento de apoio e concordância com os valores e ideais, e principalmente, o valor de verdade e confiança.
Cada vez mais os clientes buscam por marcas que se identifiquem, que possuam valores e ideais compatíveis com sua realidade e pensamentos. Por isso a estratégia do marketing de experiência deve ser personalizada para que o público alvo conheça a empresa e possa criar esse relacionamento mais próximo e confiável. Outro fator importante para criar uma experiência que gere confiança, é trabalhar com a verdade, com informações e promessas verdadeiras. Isso cria uma ótima experiência para os novos clientes, e aumenta as chances de fidelização.
Para inserir o marketing de experiência na estratégia da sua empresa, é preciso estudar, explorar e conversar com o seu público. Não tenha medo de testar e busque sempre a otimização dos métodos de relacionamento com os clientes, já que este é o carro chefe do sucesso de qualquer empresa.
Agora que você já conhece melhor sobre o marketing de experiência, conte conosco para te auxiliar na estratégia da sua empresa!