MARKETING INBOUND
Também chamado de Marketing de Atração, o Marketing Inbound é uma metodologia que consiste em produzir conteúdos qualificados que atraiam o público alvo, evitando as estratégias de publicidade muito “agressivas”. É muito importante que a estratégia não seja invasiva, para não assustar ou afastar o cliente.
Um potencial cliente que busca por informações sobre um determinado produto ou serviço, acaba encontrando a empresa, devido ao conteúdo online que essa empresa produziu sobre seus serviços. As informações chegam até o cliente de forma espontânea, através de buscas relacionadas aos seus interesses em conhecer mais sobre o produto ou serviço.
Por isso é muito importante que este conteúdo seja relevante para os clientes, podendo ser produzido em diferentes formas: blog, newsletters, vídeos, podcast, E-books, entre outros. A estratégia de Marketing Inbound está diretamente ligada ao Marketing Digital.
A estratégia de Marketing Inbound consiste nas seguintes fases:
- Atrair tráfego para o site: é preciso aumentar a quantidade de pessoas que acessam o site diariamente, o que deve ser feito através de estratégias de SEO. Ou seja, utilizando palavras-chave, bom conteúdo do site, boas estruturas de URL e acesso com velocidade rápida.
- Converter visitantes em potenciais clientes (leads): para converter os visitantes em leads, é preciso que seu site tenha uma comunicação que seja personalizada para o tipo de cliente que deseja conquistar. Utilizar chatbot e conteúdos interativos também são ótimas formas de converter o público do site.
- Transformar potenciais clientes em clientes efetivos: o processo não se encerra após a venda do produto ou serviço. Para fidelizar o cliente a empresa pode utilizar estratégias de e-mail ou outras ferramentas que permitam manter a comunicação com o consumidor.
- Transformar clientes em divulgadores: Quando o consumidor tem uma boa experiência com a empresa e o produto, maiores são as chances dele indicar a empresa para outras pessoas. Esse valor de confiança é muito importante para o crescimento da marca.
Ganhar o interesse das pessoas é o principal objetivo do Marketing inbound, que em uma tradução literal significa “marketing de entrada”. Baseado nos hábitos de compra dos potenciais clientes, essa estratégia tem se mostrado uma ótima forma de promover as marcas no meio online. Utilizando as ferramentas certas e publicando conteúdos relevantes nos lugares certos, os resultados tendem a ser cada vez melhores.
No Marketing Digital, a estratégia de Marketing Inbound é a melhor forma de converter os acessos ao site em clientes reais. É importante fazer testes para descobrir o que funciona melhor para comunicar com a sua persona, e saber quais os métodos que trazem melhores resultados para a empresa. Para isso, uma agência especializada em Marketing Digital irá te ajudar a entender quais as melhores formas de atingir os objetivos do seu negócio. Por ser uma estratégia muito complexa que exige muito planejamento e análise de resultados, é recomendável que o trabalho seja sempre feito por profissionais qualificados e com experiência nas metodologias do Marketing Digital.
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