Para os empreendedores que estão iniciando a divulgação dos seus negócios, o conceito de estratégias de Marketing Digital pode parecer subjetivo e abrangente.
Contudo, não há dúvidas sobre a relevância e o crescimento das estratégias, que ajudam muitas empresas a se desenvolverem e conquistarem mais espaço em seus mercados de atuação.
De uma maneira geral, o Marketing Digital pode ser definido como a promoção de produtos, serviços ou marcas por mídias digitais.
Trata-se de uma das principais formas que as empresas encontram, hoje em dia, para se comunicar com o público, com a vantagem de estabelecer um contato direto, personalizado e no momento certo.
Os canais digitais (como os blogs, sites, mídias sociais, motores de busca, e-mail, etc) ajudam na compreensão e tentativa de resolver os problemas e desejos dos clientes e potenciais clientes.
Assim, as ações podem ser realizadas por empresas, pessoas, associações e instituições de todos os tipos.
O que é o Marketing Digital?
A internet teve na década de 1990 o seu momento de maior expansão, conquistando uma grande quantidade de usuários.
Desde então, a cada ano são mais pessoas conectadas, principalmente com a crescente popularidade dos dispositivos móveis, como celulares smartphones e tablets.
As estratégias Marketing online segue os mesmos princípios do marketing tradicional. Ambos visam, entre outros objetivos:
- Aumentar as oportunidades de vendas;
- Fidelizar os consumidores e incentivar recomendações;
- Aumentar a visibilidade das marcas, produtos ou serviços;
- Gerenciar uma marca perante o público;
- Construir uma boa relação com consumidores e parceiros;
- Educar o mercado e engajar colaboradores.
Entretanto, a diferença essencial é que o Marketing Digital utiliza a tecnologia e as suas vantagens para alcançar as metas estabelecidas pelas empresas.
As ações podem ser empreendidas por negócios de praticamente todos os segmentos de atuação e dimensões. O importante é se atentar às preferências e necessidades do público.
Quais as principais ferramentas do Marketing Digital?
Para as estratégias, o especialista Conrado Adolfo desenvolveu um método que nomeou 8 Ps do Marketing Digital. Trata-se de um guia estratégico baseado nas seguintes etapas:
- Pesquisa de mercado e público-alvo;
- Planejamento estratégico das ações;
- Produção de conteúdo relevante, estratégico e de qualidade;
- Publicação dos materiais em canais específicos;
- Promoção dos conteúdos publicados;
- Propagação da marca pelo relacionamento com a audiência;
- Personalização de mensagens de acordo com o perfil do público;
- Precisão nas ações a partir da mensuração de resultados.
Os canais são extremamente importantes para as marcas alcançarem o público. A internet é um meio bastante fértil, com uma grande diversidade de opções. Estes possibilitam a divulgação de conteúdos de uma forma rápida, econômica e com boa interatividade.
Os principais meios para o Marketing Digital são: Estratégias de Marketing de Conteúdo com otimização SEO, E-mail Marketing e redes sociais.
Estratégias de Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é um conjunto de ações que se aproveita do fato de que, atualmente, as pessoas estão constantemente procurando soluções na internet.
Com isso, elas utilizam os motores de busca para procurar informações, tirar dúvidas e tentar resolver problemas.
Então, as marcas investem na produção e publicação de materiais com informações importantes e valiosas para a audiência interessada no funcionamento de plataforma hidráulica, ou outros equipamentos.
Assim, a empresa consegue atrair, converter e encantar potenciais clientes. Aumentando a quantidade de acessos orgânicos do site e agregando muitos outros benefícios, como:
- Mais reconhecimento para a marca;
- Criação de autoridade para a empresa;
- Mais visibilidade para a marca na internet;
- Educação do público sobre produtos ou serviços.
Para tanto, o conteúdo precisa ter formato atraente, dependendo dos hábitos de consumo do público.
Desse modo, uma especializada no aluguel de rolo compactador pode distribuir seus conteúdos por meio do site da empresa, em um blog, nas redes sociais ou por e-mail.
Entretanto, o blog é considerado uma ferramenta básica do Marketing de Conteúdo. Porque é um canal exclusivo da marca, que pode ser usado de maneira prática, estratégica e econômica. Permitindo diferentes tipos de conteúdos.
Otimização SEO
Uma vantagem do uso dos blogs é a possibilidade de aliar as estratégias de Marketing de Conteúdo com as práticas de otimização SEO. Garantindo que os usuários encontrem as páginas mais facilmente quando pesquisarem assuntos relacionados na internet.
SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de buscas) são configurações gerais em um site que permitem o bom posicionamento no ranking de resultados do Google.
Para se ter uma ideia da importância do SEO, basta imaginar a seguinte situação: proprietários de imóveis em construção realizam pesquisas com a palavra-chave “telhas sanduíche onde comprar”, com a intenção de tirar a dúvida e conhecer uma fornecedora.
Geralmente, eles entram nos primeiros links oferecidos pelo Google – que inspiram mais confiança nos usuários.
Portanto, a empresa que produz conteúdos com tal combinação de palavras-chave tem mais chances de ficar na primeira posição no buscador, se tiver boas práticas de otimização SEO. A consequência é conseguir atrair o clique do potencial cliente.
O SEO leva em conta diversos fatores, que estão em constante evolução e adaptação. Motivadas pelas mudanças na principal plataforma de buscas, o Google.
A manutenção do primeiro lugar no buscador pode ser bastante desafiadora. Requer monitoramento e adaptação diária nos conteúdos, mas rende um bom retorno financeiro e autoridade para as empresas.
E-mail Marketing
O E-mail Marketing foi uma das primeiras estratégias de Marketing Digital. Mas continua muito relevante, especialmente para audiências segmentadas.
Esse é o caso dos clientes de estabelecimentos que vendem vidrarias para laboratório, ou outros tipos de equipamentos técnicos.
Esse é um canal de Marketing Digital bastante assertivo porque estabelece um contato íntimo, próximo e personalizado com público. Além do fato de que a maioria das pessoas que têm acesso a internet usam e-mails e conferem as suas caixas de entrada diariamente.
Portanto as vantagens do E-mail para as estratégias de Marketing são:
- Grande alcance que o canal proporciona, com tantos usuários;
- Previsibilidade do alcance, com confirmações de envio;
- Flexibilidade do formato, que aceita mensagens diversas;
- Alta possibilidade de retorno financeiro, com aumento das vendas.
Para se ter uma ideia, uma especializada em montagem de placas eletrônicas, ou outros tipos de serviços, pode enviar os e-mails para manter um relacionamento constante com o público.
Além disso, é possível promover conteúdos do site da empresa, nutrir e educar potenciais clientes ou até criar ofertas.
Para isso, mensagens podem informar sobre atualizações no blog, convidar para eventos, incentivar os contatos pela jornada de compras, etc.
É extremamente importante ressaltar que para o sucesso do E-mail Marketing é essencial que os contatos sejam conquistados organicamente.
Nunca se deve comprar listas de e-mails e enviar mensagens aleatoriamente. Afinal, isso pode ser bastante negativo para a empresa.
Redes sociais
Muitos consideram as redes sociais como o canal mais conhecido e utilizado do Marketing Digital. Afinal elas são acessadas diariamente por grande parte das pessoas ao redor do mundo.
Conforme aumenta o tempo que as pessoas tendem a passar online, aumenta também a importância de que as empresas estejam presentes nas plataformas.
Para um negócio como uma distribuidora de produtos médicos hospitalares, elas permitem melhor interação com o público e a geração de mais contatos de pessoas ou até outras empresas que podem vir a se tornar potenciais clientes.
As redes sociais podem ser definidas como estruturas on-line que conectam pessoas e organizações. Com diversos tipos de relações, possibilitando relacionamentos horizontais.
Dentre as principais vantagens dessas estratégias de Marketing Digital estão:
- Mais divulgação da marca;
- Incentivo ao engajamento da audiência;
- Aumento do tráfego do blog ou site da empresa;
- Ampliação das vendas e clientes.
Atualmente há uma grande diversidade de redes sociais, com diferentes funcionamentos e objetivos.
As mais populares e que certamente devem ser consideradas no planejamento das ações de Marketing Digital são: Facebook, YouTube, Instagram, Whatsapp, Twitter, Snapchat, Pinterest e LinkedIn.
Não é preciso e nem recomendável estar presente em todas as plataformas. O ideal é estudar aquelas que podem trazer melhores resultados para o negócio, que pode ser uma empresa de calibração de instrumentos.
Após escolher a plataforma mais adequada para atingir o público, é recomendável bastante consistência nas postagens, sempre motivando a interação das pessoas com os conteúdos.
O planejamento das postagens ajuda na manutenção da frequência e na linguagem correta e coerente.
Ao final, uma dica muito importante para a implementação das ações de Marketing Digital é a contratação de profissionais especializados e experientes.
Afinal, esse é um investimento fundamental para muitas empresas, como uma fabricante de peças para colhedora de cana, principalmente para que elas consigam construir a autoridade que procuram.
As equipes de marketing podem auxiliar desde o planejamento das ações até a execução e mensuração dos resultados. Sempre adaptando o que for necessário para alcançar as metas da empresa.
Desta forma, os principais canais do Marketing Digital contribuem para o posicionamento dos empreendimentos. Que se fortalecem em seus mercados de atuação e se aproximam cada vez mais do público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.