A customização de site é um dos principais tópicos levados em consideração pelas empresas quando elas estão dentro da internet. Segundo dados levantados pela NewCo, cerca de 68% das organizações têm dado prioridade para a personalização de seus negócios, fato que inclui a customização de páginas virtuais como uma forma de ampliar a experiência do consumidor, também chamada de UX (User Experience).
A justificativa disso é que a customização é uma maneira de provocar um aumento altamente benéfico para as vendas de uma empresa. Contudo, existem vários detalhes que precisam ser pensados durante a elaboração de um site.
Nesse sentido, o artigo a seguir irá abordar a customização de sites, demonstrando a relação desse tipo de ação com a UX e as principais ferramentas que podem ser usadas para potencializar seus resultados.
A importância da customização de sites
Customizar o site é sinônimo de oferecer aos clientes de uma empresa conforto e facilidade durante a realização de pesquisas ou até mesmo de comprar através da internet. Portanto, ter uma página adaptada com as melhores ferramentas existentes na atualidade é uma exigência cada vez mais necessária para os usuários da internet. Assim, um site customizado pode aprimorar:
- A tecnologia da informação;
- As vendas;
- O entretenimento;
- O contato com o cliente.
Atualmente, inúmeros são os sites que falam sobre os mais variados assuntos, indo desde artigos jornalísticos até conteúdos segmentados sobre empresa de gesso e os seus produtos, por exemplo. Isso significa que, levando em consideração esse último exemplo, essa empresa precisa mostrar porque ela se destaca perante os seus concorrentes no mercado de gesso.
O site customizado é uma grande ferramenta para atrair novos consumidores os quais têm o interesse de obter maiores novidades, informações, promoção, etc.
Além disso, com o avanço cada vez maior da internet e dos dispositivos móveis tais como os celulares, notebooks e tablets, a primeira atitude tomada pelas pessoas que desejam comprar ou saber mais sobre um produto é “pesquisar no Google”. Por essa razão, quando o site de uma empresa não existe ou não aparece entre os resultados das ferramentas de busca, o pensamento geral dos consumidores é “essa marca não é de confiança”.
Nesse sentido, o site de uma empresa é como a porta de entrada dela, atuando como a primeira impressão que os consumidores precisam ter de uma marca. Entretanto, caso o site de uma empresa de topografia, por exemplo, não possua nenhuma novidade capaz de atrair a atenção dos visitantes, estes não terão nenhum motivo para crer na qualidade dessa empresa. Isso torna necessário que tal organização seja capaz de mostrar que os seus serviços na área de topografia são melhores que os de outras organizações por meio da maneira como ela se apresenta para o cliente.
A experiência do usuário
Como dito anteriormente, a customização de sites é um passo fundamental para a melhoria da experiência do usuário, a UX. Tal experiência é influenciada por todos os fatores que moldam o modo como os visitantes do site de uma empresa interagem com os seus elementos. Assim, quanto melhor for o desenvolvimento de UX desde o momento em que o usuário realiza o primeiro contato com uma empresa, maior serão as chances desse cliente ficar satisfeito e, consequentemente, mais fiel a uma marca.
Dessa maneira, uma loja que vende tubo inox, por exemplo, ao tornar a UX mais prazerosa, intuitiva e agradável no decorrer da jornada de compra de um consumidor, cria mais chances deste cliente adquirir tubos de tal loja no futuro, além de influenciar ele a fazer propaganda do estabelecimento para os seus conhecidos.
Mas, qual a importância dos sites para a UX?
Ter um site customizado permite que uma relação mais próxima com o cliente seja criada, já que as ferramentas utilizadas possibilitam um conhecimento maior do consumidor de uma empresa, permitindo que o diálogo entre marca e cliente ocorre de forma agradável e fluida. A justifica disso é que um site customizado mostra que a empresa teve o cuidado de oferecer uma navegação pensada exclusivamente ao visitante.
Para melhorar a UX, um comércio que vende martelete perfurador, por exemplo, pode fazer pesquisas com o interesse de descobrir qual é o perfil do seu cliente. Através disso, é possível criar um layout que favoreça a navegação, aumentando as chances de vendas.
Outras técnicas de customização serão citadas abaixo para melhorar a UX e o posicionamento de uma empresa dentro da internet.
A inserção de técnicas de SEO
As técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou, em português, “otimização para motores de busca”) englobam todas as ferramentas virtuais que podem ser utilizadas para melhorar a maneira como um site aparece no momento em que alguém realiza uma pesquisa. Ou seja, se alguém procura, por exemplo, por “melhores preços motor para portão basculante”, um site de construção que possua um bom desenvolvimento das técnicas de SEO ficará dentre os primeiros resultados que irão aparecer. Isso aumenta as chances de uma empresa ser encontrada pelas pessoas, e, afinal, quem não aparece, não vende.
Dentre os fatores que são levados em conta pelas ferramentas de busca tais como o Google, têm-se:
- A descrição das páginas;
- A utilização de palavras-chave;
- Um layout adequado;
- A qualidade do conteúdo;
- Entre outros.
O destaque para produtos mais relevantes
Uma estratégia interessante de customização de sites é a promoção de produtos de uma empresa que sejam mais tentadores para os clientes. Todavia, é necessário ter em mente que nenhum produto é capaz de agradar todo mundo.
Nesse sentido, o site de uma empresa que fabrica fechadura eletrônica biométrica, por exemplo, precisa levar em conta os fatores demográficos para oferecer os melhores produtos logo quando alguém entre no site. Assim, essa empresa, situada dentro de um grande centro turístico, pode oferecer fechaduras exclusivas para hotéis.
Fazendo isso, as organizações, de um modo geral, são capazes de impressionar os consumidores logo quando eles estão apenas “dando uma olhada”, aumentando as chances deles se interessarem em outros produtos.
A arquitetura da informação
A arquitetura da informação é o ato de organizar as partes de algo com a intenção de torná-lo mais compreensível. Assim, a arquitetura da informação inclui diversos fatores que melhoram a experiência do usuário, tais como:
- Mapeamento de páginas e telas;
- Volume de informações;
- Textos, conteúdos em áudio, imagem, gráficos;
- Estrutura;
- Necessidades dos usuários;
- Persona;
- Comportamento do consumidor;
- Modelos de negócios;
- Recursos;
- E muito mais.
É possível perceber que a arquitetura da informação é tanto um trabalho artístico quanto científico. Dessa forma, uma empresa que trabalha com enrolamento de motores, por exemplo, pode explicar como ela amplia a vida útil de bobinas através de conteúdos os quais possuem um layout compreensível e agradável para o seu público. Isso decorre de ações como a criação de elementos visuais e de interface até outras atitudes que vão ao encontro do comportamento dos usuários e as suas respectivas necessidades.
Os elementos de site
Complementando o que foi dito anteriormente, a customização de sites incorpora uma série de outros elementos os quais favorecem a navegação dos usuários por dentro de uma página.
Entre eles, têm-se as cores, as quais, dependendo de quais forem, são capazes de oferecer diversas sensações diferentes, oferecendo estímulos psicológicos aos usuários. A esse conceito dá-se o nome de Teoria das Cores.
É dessa teoria que os psicólogos concluem que certos tons de vermelho demonstram perigo, emoção, paixão, negatividade, e que tons mais azulados oferecem uma calmaria, confiança ou segurança. Tudo isso são exemplos que ajudam a compor a mensagem a qual um site deseja transmitir aos seus usuários.
Portanto, uma empresa que vende capacho fibra de coco personalizado, por exemplo, pode utilizar tons mais verdes no seu site, já que os produtos vendidos por esse negócio carregam um caráter mais ecológico.
Além disso, a tipografia de um site deve ser capaz de favorecer a leitura. Por essa razão, questões como tipos de fonte de letras e contrastes entre o fundo do site e a cor dos caracteres devem ser levadas em conta para que não seja difícil identificar o que está escrito. Assim, por exemplo, sites que usam letras amarelas juntas com um fundo azul podem prejudicar muito a leitura dos usuários. Já cores pretas sobre um fundo branco oferece o contraste necessário para que todo o conteúdo seja absorvido, melhorando a UX e, consequentemente, as vendas de uma empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.