O Instagram se tornou uma das ferramentas mais utilizadas em todo o mundo e como consequência, a mais eficaz para o marketing e publicidade de muitas marcas. É por isso que a plataforma é essencial para as empresas que desejam ter uma boa presença digital e criar um bom relacionamento com seus clientes. Neste artigo daremos algumas dicas para criar uma boa estratégia de marketing para o Instagram.
COMO COMEÇAR?
O primeiro passo é criar um perfil empresarial, que possibilitará o acesso à funcionalidades exclusivas da ferramenta, além de ter acesso às métricas que indicarão quais conteúdos geram melhores resultados. É preciso identificar quais funcionalidades do Instagram fazem mais sentido para o seu negócio, e como elas podem ser úteis para melhorar o relacionamento com os clientes de acordo com os seus objetivos. Lembrando de desenvolver estratégias que não sejam muito invasivas.
CRIE SUA ESTRATÉGIA
A estratégia de vendas no Instagram precisa ser definida com focos específicos. Estabeleça uma meta para aumento de vendas e alcance de público, defina um orçamento destinado aos anúncios e crie um cronograma de publicações que esteja corretamente alinhados com os objetivos da empresa.
FAÇA UM PLANEJAMENTO
Antes de iniciar a criação de conteúdos, é importante fazer um planejamento das publicações que serão feitas. Utilizando as ferramentas do Instagram será possível avaliar quais conteúdos geram melhores resultados, contribuindo para um planejamento cada vez mais assertivo.
MANTENHA UM FOCO
O conteúdo precisa ser desenvolvido com foco nas suas metas, mas que seja condizente com o que seu público consome. Tenha cuidado para não perder seguidores gerando publicações que não são relevantes. Os conteúdos errados podem até aumentar a quantidade de interações, como curtidas e comentários, mas são problemáticas porque não atingem o público qualificado para as conversões em vendas.
DIVULGUE O PERFIL NO SITE DA EMPRESA
É ideal que a empresa coloque o endereço do Instagram em seu site oficial, facilitando que o público encontre o perfil com maior facilidade. Se o perfil for novo, vale a pena encaminhar um e-mail divulgando que a empresa agora está no Instagram.
Caso os colaboradores tenham cartões de apresentação e dependendo do segmento e objetivos da empresa, também é possível divulgar através desta ferramenta, mas deve-se evitar a divulgação excessiva. Trabalhar no alcance do seu site e das publicações no Instagram é um método muito mais efetivo de divulgar seu perfil.
O conteúdo produzido pela empresa faz toda diferença na decisão de compra do cliente, e por isso é importante ter planejamento e estratégias bem definidas. Quer saber mais sobre o assunto? A Aquilas Web pode te ajudar. Vamos conversar?