O marketing digital chegou para ficar. Afinal de contas, não dá mais para imaginar a nossa vida sem o auxílio da internet, não é mesmo?
Só o Brasil conta com mais de 116 milhões de pessoas conectadas, o equivalente a 64,7% da população com idade acima de 10 anos, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). E esse número só tende a crescer.
Não é à toa que algumas empresas, incluindo algumas consideravelmente grandes no mercado, viram seu legado desmoronar e o número de clientes cair drasticamente, só por não estarem presentes na internet.
Por conta disso, se fazer presente no mundo virtual se tornou uma necessidade nos dias atuais, principalmente, para as empresas.
O post de hoje vai tratar exatamente sobre a importância do investimento em marketing digital e porque isso deve ser uma prioridade para a sua empresa.
Quer saber mais? Então, acompanhe o artigo!
Marketing digital: o que é isso?
Quando entramos na internet e fazemos uma pesquisa sobre manutenção elétrica industrial, nos deparamos com vários sites, incluindo páginas que oferecem esse tipo de serviço aos usuários. Isso é marketing digital.
Ou seja, é o conjunto de atividades que uma determinada empresa ou pessoa executa on-line, tendo como objetivos a atração de novos negócios, a criação de relacionamentos e o desenvolvimento de uma identidade de marca.
Assim, por meio de canais digitais, como blogs, sites, motores de busca, redes sociais, entre outros. As empresas podem criar soluções para os problemas e necessidades dos potenciais clientes, também chamados de leads.
Mas, para aplicar o marketing digital não basta criar um site e um perfil nas redes, apenas.
É preciso ter uma estratégia, envolvendo pesquisa, planejamento e criação de táticas que promovam os produtos e marcas nas mídias on-line. Além do mais, a concorrência dentro da internet é muito grande.
Basta uma rápida pesquisa no Google sobre serviços de usinagem CNC, por exemplo, para perceber quantas empresas aparecem entre os resultados.
Quer dizer que, mais do que estar no ambiente virtual, você precisa se destacar.
Por esses e outros motivos, é importante fazer um plano de marketing digital adequado, investindo em ferramentas eficientes, métodos direcionados e ao lado de profissionais especializados.
As principais vantagens do marketing digital para a sua empresa
Até aqui você já deve ter percebido a importância do investimento em marketing digital. Mas, as vantagens vão muito além de se fazer presente no mercado e alcançar reconhecimento.
Abaixo, separamos mais alguns pontos positivos do marketing digital. Confira!
Interatividade com o público
Imagine a seguinte situação: você está procurando por uniformes profissionais femininos e encontra o perfil social de uma empresa no Facebook.
Assim, você pode negociar diretamente pela rede, com troca de mensagens instantâneas com um vendedor online, de maneira mais prática do que se deslocar até a empresa.
Essa é uma das muitas vantagens do marketing digital: a interatividade com o público. Com ela, você pode aproximar os clientes do seu negócio, além de oferecer uma ótima experiência de compra.
Fora que a interatividade vai muito além da troca de mensagens. A partir de uma campanha, ação ou estratégia, o público pode tecer comentários, dar opiniões, avaliar e indicar a marca para outras pessoas, aumentando o engajamento com a empresa.
Direcionamento de campanhas
Pense por um instante: quem se interessa por uma empresa de consultoria em segurança do trabalho? Provavelmente, pessoas que precisam melhorar os padrões e procedimentos técnicos de segurança. Ou seja, é um público específico.
O marketing digital oferece a possibilidade de direcionar campanhas, isto é, planejar ações estratégias que sejam voltadas para clientes que realmente se interessam pelo seu produto ou serviço.
Afinal de contas, foi-se o tempo em que as empresas “atiravam para todos os lados”, tendo a sorte de encontrar um potencial cliente.
Hoje, é possível mirar exatamente no perfil ideal. Por meio do direcionamento de campanhas, o seu negócio:
- Tem maiores taxas de conversão de leads;
- Aumenta o número de visitantes no site;
- Melhora o engajamento do público;
- Alcança um ROI (Retorno sobre Investimento) positivo.
Além do mais, ao focar nos potenciais clientes, a sua empresa pode economizar dinheiro com as ações de marketing, pois você deixa de gastar dinheiro com pessoas pouco interessadas nos seus produtos e serviços.
Economia com publicidade
Essa é uma das principais vantagens do marketing digital: a economia.
Grande parte das estratégias na internet pode ser feita sem a necessidade de investimento financeiro, apenas com um bom planejamento de execução.
Por exemplo, escrever um artigo sobre injeção de peças plásticas, com técnicas de SEO (Searching Engine Optimization), para melhorar o rankeamento da sua página nos mecanismos de busca, não precisa, necessariamente, de nenhuma campanha paga.
É por conta disso que muitas empresas, em especial os empreendimentos de pequeno porte ou recém-criados, preferem investir em marketing digital, ao invés de publicidade tradicional (em televisão, jornais, rádios, entre outros.).
Isso não quer dizer que toda ação de marketing digital é gratuita. Ao contrário, dependendo dos objetivos da sua empresa, pode ser recomendado investir em um anúncio pago ou link patrocinado.
Mas, não há dúvidas: você com certeza vai gastar menos se anunciar uma bancada de aço inox na internet, do que na televisão.
Facilidade de mensuração
A internet oferece uma série de ferramentas para a mensuração de resultados, em cada uma das campanhas em marketing digital.
Desse modo, é mais fácil saber se uma estratégia trouxe, de fato, bons frutos para a empresa ou não.
Além do mais, algumas informações podem ser usadas para novos planos de marketing, por exemplo, o perfil do público interessado.
Assim, em um anúncio sobre eletroduto corrugado reforçado, você pode perceber quem são as pessoas que mais interagiram com o conteúdo e, com isso, direcionar novas campanhas.
3 estratégias de marketing digital para alavancar a sua empresa
Agora que você já conhece as vantagens do marketing digital, está na hora de colocar a mão na massa e aplicar as estratégias na sua empresa. Abaixo, confira algumas dicas:
1 – Marketing de Conteúdo
A internet é um mar de informações. Por meio dela, podemos conhecer muita coisa nova e obter conhecimento acerca de inúmeras temáticas. Isso modificou o comportamento dos consumidores.
Atualmente, as pessoas não querem uma propaganda sensacionalista sobre o serviço de manutenção de válvulas industriais, ao contrário, elas querem ser bem informadas, com conteúdo relevante e de qualidade sobre o assunto.
É aí que entra o marketing de conteúdo. De acordo com pesquisas em marketing digital, um blog que publica informações relevantes sobre um produto ou serviço, é capaz de aumentar 97% do tráfego de visitantes.
Portanto, ao anunciar algo na internet, lembre-se de pesquisar bastante, para oferecer informações que possam atender às necessidades do seu público.
2 – SEO (Search Engine Optimization)
O Google é um dos grandes gigantes da internet. Estima-se que mais de 93% das pesquisas sejam realizadas pelo buscador.
Por isso, estar no Google é a garantia para o sucesso da sua empresa.
Uma maneira de fazer isso é por meio do SEO, um conjunto de técnicas que melhora a classificação de uma página web, dentro dos resultados de pesquisa.
Assim, quanto mais bem colocado você está no Google, melhores são as chances de conversão.
Entre as técnicas de SEO, destacam-se:
- Uso de palavras-chave;
- Oferta de conteúdo relevante;
- Boa navegabilidade em dispositivos móveis;
- Investimento na experiência do usuário.
Dessa maneira, os Google Bots vão avaliar o seu site e definir em qual colocação você melhor se encaixa.
3 – Redes sociais
Você já parou para pensar quantas pessoas usam as redes sociais? Nós temos a resposta: no Brasil, 67% dos usuários estão ativos nesses canais, especialmente no Facebook, Instagram e YouTube.
Portanto, se você ainda não criou um perfil nas redes para a sua empresa, já está passando da hora.
A recomendação é que você tenha uma conta, pelo menos, nas principais mídias e ofereça conteúdo dentro delas também.
Vale dizer que as redes sociais também influenciam na tomada de decisões dos clientes. Hoje em dia, muitas pessoas visitam a página do Facebook de uma empresa, ou a conta no Instagram, antes de decidir se querem ou não fechar um negócio.
Além disso, as avaliações nas redes também interferem na escolha do cliente.
Empresas que são mal avaliadas nas redes, costumam ter um percentual reduzido de vendas, enquanto as com avaliações positivas, têm mais reconhecimento no mercado.
Conclusão
Como vimos, não dá mais para dispensar o marketing digital. Por isso, se a sua empresa quer reconhecimento visibilidade, está na hora de pensar em estratégias voltadas para o mundo on-line.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.