Internet das Coisas – Conceito, Definição e Como se Preparar
O termo internet das coisas é uma tradução do Inglês IoT ( Internet of Things)
É um conceito que sugere que nossos objetos de uso diário estariam conectados à internet, atuando com inteligência artificial para facilitar nossa vida.
Como surgiu o termo Internet das Coisas ?
Este termo surgiu em 1999, quando Kevin Ashton, que atualmente trabalhava como Assistent Brand Manager na Procter & Gamble (P&G), sugeriu aos executivos a criação de etiquetas com códigos de barras e RFID para facilitar o controle dos produtos na cadeia de suprimentos da empresa. Este projeto foi então desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)
O termo se popularizou e, o que inicialmente havia nascido para auxiliar a gestão da cadeia produtiva, se tornou um dos assuntos mais discutidos no momento. E acredite. O melhor ainda está por vir.
Internet das coisas hoje
Você certamente possui um notebook, celular, ou computador certo?
Estes dispositivos estão presentes em nossas vidas há um bom tempo e não precisamos ir muito longe para perceber o quanto esta tecnologia tem avançado.
Talvez na sua casa você tenha uma SmartTV, que acessa a internet e conecta você aos serviços de entretenimento como ( Netflix, Spotify,Youtube…) Você também pode ter um videogame de última geração que precisa se conectar à internet para disfrutar de uma partida.
Mais recentemente, temos visto o surgimento de dispositivos como SmartWatches ou relógios inteligentes e Wearable Devices (dispositivos “ vestíveis “ em geral).
E não para por aí . Hoje em dia além de Tv’s e videogames, temos carros, câmeras de segurança, alarmes, e a cada dia temos novos dispositivos conectados.
O futuro da internet das coisas.
Neste ponto provavelmente você já percebeu como a internet das coisas está presente em nossas vidas. Novos dispositivos vem surgindo a todo momento e certamente irão se popularizar, tanto quanto sua SmartTV.
Em 2020, especialistas da empresa de pesquisa Gartner estimam que mais de 25 bilhões de “coisas” estarão conectados à internet. Serão mais de 5,5 bilhões de dispositivos conectados por ano.
Já imaginou ter uma geladeira que avisa você o momento certo de repor algum produto? Pense além: E se essa geladeira pudesse fazer as compras para você? Essa geladeira já existe e está disponível no mercado americano.
Saia do trabalho, ligue o GPS com o trajeto de casa. Seu veículo enviará uma mensagem para a central de sua residência que automaticamente ligará o ar condicionado, acenderá as luzes, e poderá até encher sua banheira na temperatura que você desejar.
Bem, a partir deste momento você percebeu que existe um universo de possibilidades e praticamente qualquer dispositivo pode estar conectado à internet.
Até agora falamos sobre o uso desta tecnologia para o seu conforto pessoal, no entanto, áreas como saúde, segurança, e produção de alimentos estão investindo pesado neste mercado onde cada vez mais os dispositivos conversarão entre si para melhorar a nossa vida.
O que a internet das coisas tem a ver com meu negócio?
Os dados coletados através de dispositivos móveis e IoT serão cada vez mais utilizados para obter informações dos hábitos dos usuários e possibilitar a criação de campanhas de marketing cada vez mais direcionadas. Por exemplo, algumas companhias de seguros, já estão recebendo dados coletados por empresas de aluguel de carros sobre os hábitos de direção dos motoristas em tempo real.
Como proprietário de um comercio eletrônico, você pode estar se perguntando: Afinal, como essa tecnologia pode ajudar o meu negócio? Vejamos o exemplo da gigante de bebidas Pepsi Co. A empresa conectou algumas de suas máquinas de refrigerantes a internet onde os clientes podem personalizar sua bebida com diferentes sabores. Os dados são coletados pela Pepsi Co. e ela então consegue monitorar as preferências de consumo em cada região.
Como se preparar:
Defina uma estratégia.
- Em primeiro lugar, aprimore sua estratégia de Marketing. Uma empresa especializada poderá auxiliá-lo a melhorar a sua estratégia e melhorar o seu posicionamento no mercado.
- Seu site está preparado para ser apresentado em diversos tamanhos de tela? Leia nosso post sobre o que é um site responsivo e se adapte aos diversos formatos que vem surgindo neste mercado.
- Esteja atento às regulamentações: Por ser uma tecnologia recente, ainda não existem muitas regulamentações sobre o assunto. Em breve surgirão normas e diretrizes para nortear as empresas sobre o assunto. Você pode ler mais sobre este assunto aqui ( em inglês )
- Segurança: Nunca abra mão da segurança das informações. Uma plataforma segura é fundamental para segurança dos seus dados. Veja nosso post sobre benefícios de atualizar seu site.
- Coleta de dados dos seus clientes: Seus clientes precisam estar cientes de que você está coletando dados. Tome muito cuidado com essas informações. Um vazamento de informações poderá prejudicar muito sua imagem.